8 mil já tomam PrEP no Brasil. Governo agora quer dobrar número

Meta de 7 mil adesões foi alcançada. Mais de 80% dos usuários são homens gays ou bissexuais

Publicado em 02/06/2019
PrEP: governo quer que 16 mil usem profilaxia que previne HIV
Medicamento antirretroviral precisa ser tomado diariamente 

Mais de 8 mil brasileiros são usuários da Profilaxia Pré-exposição ao vírus HIV, chamada de PrEP, atualmente.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A intenção do governo, segundo o HuffPost Brasil, é que este número suba para 16 mil pessoas.

A expansão da oferta de PrEP no País foi sinalizada pelo epidemiologista Gerson Pereira, diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs/Aids, do Ministério da Saúde, em reunião com profissionais de saúde de todo o País em Brasília.

Quando aplicada no Sistema Único de Saúde, em dezembro de 2017, a meta era ter 7 mil adesões. Até fevereiro último, 6 mil tinham aderido. 

A maioria dos usuários da profilaxia hoje é de gays e homens bissexuais - o chamado grupo "homens que fazem sexo com homens". Eles compõem 82% de todos os usuários.

A PrEP é oferecida gratuitamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de medicamento antirretroviral que deve ser tomado diariamente e que previne a infecção pelo HIV. O nome comercial da droga é Truvada.

O protocolo indica que o preservativo deve continuar a ser usado como forma de evitar a infecção por outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.