O desejo de gestarem seus próprios filhos pode ser uma realidade para as mulheres transexuais.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O cirurgião britânico Christopher Inglefield, fundador da London Transgender Clinic, na Inglaterra, afirmou que é possível fazer transplante de útero em mulheres trans para que elas possam engravidar.
Há um ano, foi realizado com sucesso, no Brasil, parto de um bebê nascido de um útero transplantado em mulher cisgênera.
Segundo o médico, o procedimento em pessoas trans é o mesmo que o feito nas cis. A pélvis mais estreita nas primeiras também não é um problema, a única recomendação é que o parto seja exclusivamente feito por cesariana, informou o Hypeness.
A dificuldade maior para o procedimento está na "coleta" do útero doador, já que é preciso que as veias e artérias do órgão não sejam danificados. A conexão destas porém acontecem de forma idêntica em homens e mulheres – nas mesmas veias receptoras.
"Uma vez que a comunidade médica aceita isso como um tratamento para mulheres com infertilidade uterina, como a ausência congênita de um útero, seria ilegal negá-lo a uma trans que completou sua transição", afirmou Inglefield.