Festival Bixanagô abre inscrições para artistas LGBT

Evento, que ocorre em março em São Paulo, contará com debates, oficinas e lançamento de livros

Publicado em 07/02/2019

Festival Bixanagô recebe inscrições. Evento de empoderamento negro e LGBT ocorre no Mundo Pensante, na Bela Vista

Estão abertas as inscrições para participação em showcases no Festival Bixanagô - Empoderamento e Estética Negra.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O evento, que vai de 21 a 23 de março, começa, não por acaso, no Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

Com shows de Monna Brutal, Danna Lisboa e Rosa Luz, o festival é realizado com apoio do Edital de Apoio à Criação Artística na Linguagem Música da Secretaria Municipal de Cultura no espaço cultural Mundo Pensante, na Bela Vista, região central de São Paulo.

Na programação também estão uma série de debates, oficinas e lançamentos de livros. Dentre os debates, estão a criminalização do corpo negro LGBT, os direitos da população LGBT e incidência de infecções sexualmente transmíssiveis dentre a população negra e periférica.

Para o idealizador do evento, Marcelo Morais, "é importante frisar que a gente está usando 'bixa' como uma palavra genérica para todas as expressões de sexualidades. E entendemos que o hip-hop é uma forma de organização e de arte que vem da rua, da periferia, da favela e é uma expressão que parte desse lugar fazendo crítica social".

Distribuídas entre os dias do evento, as cinco oficinas do festival trazem as linguagens da cultura arco-íris e do hip-hop, com oficinas de rimas, beats, live painting, vogue e moda.

"As bichas não entram à toa no movimento hip-hop, isso vem porque o rap historicamente é um instrumento de luta das populações marginalizadas", explica Morais.

As inscrições para os showcases vão até o dia 15 deste mês. Artistas LGBT têm prioridade na seleção. Para se inscrever, é necessário preencher formulário clicando neste link.

O resultado será divulgado em 1º de março nas redes sociais e por e-mail.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.