Festival on-line Bixanagô une debate sobre periferia, etnia e LGBT

Haverá exposição, rodas de conversas e oficinas em 21 e de 25 a 27 de março

Publicado em 25/02/2021
Bixanagô: festival LGBT terá Badsista
A produtora musical Badsista é uma das convidadas a ministrar oficina

Com exposição, debates e oficinas, será realizada em 21 e de 25 a 27 de março edição on-line do Festival Bixanagô - Empoderamento e Estética Negra.

Curta o Guia Gay no Instagram

O foco do evento é discutir questões LGBT interseccionando com temas étnico-raciais e periféricos.

A data escolhida para início do festival, 21 de março, é quando se celebra o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, que faz alusão ao massacre de Shaperville, na África do Sul, que resultou na morte de 180 jovens negros, na década de 1960.

"Bixanagô é basicamente uma palavra que constrói a identidade de bixas pretas periféricas", afirma o diretor-geral e idealizador do evento, Marcelo Morais.

Na abertura, exposição com curadoria das artistas Micaela Cyrino e Paulete Lindacelva, mostrará obras de nomes como Kerolayne Kemblin e Manauara Clandestina, ambas amazonenses.

Dentre os assuntos que serão debatidos nas rodas de conversa estão criminalização da cultura e das identidades periféricas; direitos e políticas públicas voltadas a LGBT, sustentabilidade econômica e economia criativa nas artes; ISTs, transmissão e prevenção; e prevenção combinada - novas tecnologias para o controle da aids.

Já as oficinas, com prioridade de participação para pessoas LGBT, se falará sobre quatro temas: "economia de quebrada", com mentoria para empreendedorismo; "meu corpo, meu templo", sobre cuidados e imunização pela boca; produção musical e processo criativo; e moda urbana e "identidade bixanagô".

Toda a programação do festival estará disponível no perfil Festival Bixanagô no Instagram.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.