Vitória! Projeto contra publicidade com LGBT é retirado de votação

Mudança foi feita devido a emenda da deputada trans Erica Malunguinho que recebeu 32 assinaturas

Publicado em 28/04/2021
alesp projeto tv publicidade
Proposta quer impedir propagandas sobre e com LGBT que tenham relação com crianças. Foto: Depositphotos

Foi retirada da pauta de votação, nesta quarta-feira 28, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o projeto de lei que pretendia vetar presença de LGBT em anúncios direcionados a crianças.

Curta o Guia Gay no Instagram

Com 32 assinaturas, foi aprovada emenda da deputada Erica Malunguinho (Psol) e o PL 504/2020 voltará para as comissões de Constituição e Justiça e de Direitos Humanos da Alesp.

A emenda da parlamentar pede proibição de propagandas que façam alusão a drogas, sexo e violência explícita, e retira a presença de LGBT.

"Associar pessoas LGBTIs a essas características, pela sua condição, por simplesmente serem quem são, é, além de desumanizador, cruel – afinal, a afeição a 'práticas danosas', ou a exercício de 'influência inadequada', pode ser feita por qualquer pessoa e não se condiciona ao fato de alguém pertencer a determinada condição da diversidade sexual e de gênero", afirmou Malunguinho na abertura da sessão.

O projeto, apresentado pela deputada Marta Rocha (PSD), que é integrante da Assembleia de Deus, já havia sido aprovado nessas comissões.

Na semana passada, quando permaneceu na pauta, mas teve votação adiada duas vezes - por falta de quórum e por falta de tempo -, o projeto recebeu muitas críticas nas redes sociais. Agências de publicidade e empresas se mobilizaram para mostrar apoio à comunidade LGBT.

Pela primeira vez, seis núcleos LGBT de partidos se uniram para manifestar repúdio à iniciativa.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.