Indígena trans se torna cacique no Mato Grosso

Majur Traytowu substituiu o pai em aldeia em Rondonópolis

Publicado em 17/08/2021
Cacique indígena transexual Majur Traytowu
Conforme ela, não foi necessária eleição para sua escolha. Foto: Arquivo pessoal

Mato Grosso tem uma cacique transexual. Ela se chama Majur Traytowu e se tornou a chefe da Aldeia Apido Paru da Terra Indígena Tadamarina.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Aos 30 anos, Majur substituiu o pai, que há um mês se afastou do cargo por motivos de doença. 

Uma mulher ocupar tal posto é raro dentre povos indígenas. De forma geral para essas sociedades, conforme registra reportagem da revista Trip, mulheres devem obedecer aos homens

A aldeia de Majur fica em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. É uma das sete em área de aproxidamente 10 mil hectares e tem por volta de 800 indígenas.

Ao G1, ela contou que se descobriu trans aos 12 anos. "Fui me observando e cheguei a conclusão que sou trans. Meu comportamento, os gostos e também a atração por outros meninos foi crescendo. Foi então que descobri que nasci em um corpo de homem, mas com espírito de mulher", explicou.

Na adolescência, ela foi convidada a participar de reuniões sobre assuntos da comunidade e a vontade de ser uma liderança surgiu.

"Mesmo o meu pai sendo cacique na Apido Paru tudo passava por mim. Na aldeia, sempre fui aceita pelo povo e isso é bem tranquilo até hoje", disse.

Majur concluiu o ensino médio em 2017 e cerca de dois anos depois passou em prova para cursar fisioterapia e antropologia em Goiânia. Ao mesmo tempo, também foi aprovada para ser agente de saúde indígena. Ela escolheu a segunda opção.

"Estava entre 'a cruz e a espada'. Ou eu me mudava para a cidade fazer faculdade ou ficava para cobrir a vaga de posto de Agente Indígena de Saúde (AIS). Decidi ficar e trabalhar para estar mais perto do povo. Hoje tenho mais de três anos como agente e agora também assumo o posto de cacique da minha aldeia", contou.

Caciques são escolhidos por eleição direta a cada dois anos. No entanto, assim que seu pai, de 79 anos, se afastou, Majur assumiu sem votação e foi aceita por todos.

"Todos me deram total liberdade para tomar as decisões das coisas, mesmo sendo o filho caçula", explicou.

Ela diz que dentre seus planos estão o de cursar Medicina, "ter uma vida social estável" e "criar uma família".

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.