Em data LGBT, prefeitura de SP oferece emprego só para trans

Ação de Secretaria de Trabalho reservou 120 vagas apenas para um segmento. Ativistas falam de exclusão

Publicado em 07/07/2021
emprego prefeitura de são paulo trans lgbt
Falta de emprego e crise econômica também afetam pessoas LGB cisgênero, dizem ativistas Foto: Depositphotos

Na divulgação oficial, seis letras (LGBTQIA) e o sinal matemático de mais (+). Na iniciativa para celebrar a data, 28 de junho, ação para apenas uma delas: T. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Assim foi como a Prefeitura de São Paulo marcou o Dia do Orgulho ao anunciar 120 vagas de emprego, todas voltadas para pessoas trans. 

O fato recebeu pontuações críticas. Elvis Justino, representante político da Família Stronger, que possui forte trabalho com LGBT da periferia da capital, demandou inclusão. 

"O segmento trans é, sem dúvida, o mais marginalizado. Porém acredito que a prefeitura pode fazer isso sem deixar de lado o restante da sigla", disse à nossa reportagem. 

A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo dentro do Contrata SP Transcidadania. As vagas eram voltadas para comércio e serviço, com salários de até R$ 1.262

Quem faz coro à cobrança de Elvis é André Beneit, da secretaria municipal e estadual LGBTI do PT e integrante do Conselho Municipal LGBTI, que tem como função sugerir e fiscalizar políticas públicas para essa população como um todo.

"Temos trabalhado com propostas de que a prefeitura amplie esse programa, incluindo as demais identidades, as quais também têm sofrido com a pandemia, além, claro, a discriminação e precarização das relações de trabalho."

Procurada pela nossa reportagem para explicar se houve ou se existirá iniciativas semelhantes para LGB cisgênero, a secretaria não respondeu. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.