Moradores de rua de SP relatam homofobia em censo da prefeitura

'Perguntam se é veado ou gostam de mulher', denuncia líder de associação

Publicado em 04/12/2021
morador de rua gay lgbt
Levantamento quer saber quantos moradores de rua existem em SP. Em 2019, 4,6% era homossexual

Moradores de rua relatam terem sido alvo de homofobia por parte de pesquisadores contratados pela Prefeitura de São Paulo.

Curta o Guia Gay no Instagram

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) coordena censo para saber quantas pessoas vivem em situação de rua na capital paulista e uma das perguntas é sobre a orientação sexual da pessoa.

À Folha de S.Paulo, o presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, Robson Mendonça, afirmou que há pessoas sendo abordadas nas calçadas e barracas de forma ríspida.

"Perguntam se é veado ou gostam de mulher. Com isso, muitos têm se recusado a participar da pesquisa", disse à reportagem.

A pesquisa é feita pela Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda, que assinou contrato de R$ 1,7 milhão em setembro para entregar o censo em janeiro.

A Smads afirmou, em nota, que "discriminação, preconceito e homofobia constituem práticas criminosas que devem ser denunciadas, investigadas, punidas e banidas em definitivo".

A pasta disse que entraria em contato com a Qualitest para tomar medidas cabíveis a respeito de qualquer irregularidade.

No último levantamento, de 2019, 4,6% da população de rua se declarou homossexual; 3,4% bissexual; 1,5% mulher transexual; 0,9% travesti; e 0,5% homem transexual.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.