Princesa grega em pele de performer trans é tema de 'Kassandra'

Espetáculo da companhia catarinense La Vaca cumpre temporada até 4 de dezembro

Publicado em 09/11/2016
Milena Moraes interpreta performer trans em Kassandra, no L'Amour
Milena Moraes em 'Kassandra', encenada em inglês rudimentar

Atualizado às 13h55 de 17/11/16

O grupo catarinense La Vaca Companhia de Artes Cênicas estreia nesta sexta-feira 11 em São Paulo o espetáculo Kassandra.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

No palco - ou seria melhor, no pole dance? -  do L'Amour, antiga casa de strip na região central que recebe festas como a Tenda, está Milena Moraes, atriz cisgênero que interpreta uma performer trans. (Nota da Redação: a partir do dia 18/11 o espetáculo passará a ser encenado no Congo Bongo, na Rua Augusta).

A proposta de encenar a peça em um espaço teatral não convencional é uma exigência do autor do texto, o franco-uruguaio Sergio Blanco. O dramaturgo também impôs outra condiação: de que o texto do monólogo seja todo falado em inglês rudimentar.

Esta linguagem "tosca" é proposital e faz referência às meninas que vão para a Europa Ocidental em busca de melhores condições vida, explica o diretor da montagem, Renato Turnes, e que atualiza o mito da princesa de Troia.

"O público pode beber e circular pela casa, representando ele próprio o papel de um cliente", diz Turnes. A ideia é que os espectadores explorem o ambiente e vivam "uma experiência teatral única, sensual, perigosa, divertida e impactante".

Milena define a personagem como uma mulher forte que encarou com força seu destino trágico. "As escolhas da encenação refletem diretamente na atuação. A apropriação do espaço e a tensão que se estabelece na relação entre performer e público estão diretamente ligadas", explica a atriz. "O público assume o papel de cliente da casa e o espaço da cena não é claramente limitado, o que dá vazão ao flerte, à cumplicidade e à empatia, que se alternam a cada transição vertiginosa e que demanda lapidação constante."

Os figurinos foram comprados em lojas da Rua Augusta, na região central, para compor um visual "poderoso e sexy, ao estilo das travestis performers reais", diz o material de divulgação. A maquiagem e os cabelos realçam uma androginia presente na construção do personagem e a trilha sonora compõe uma atmosfera eletrônica e que remete a sonoridades gregas antigas.

Montagens do texto já foram encenadas em países como Cuba, Espanha, Argentina e Grécia e em breve deve chegar aos palcos da França e da Itália. Kassandra fica em cartaz até 4 de dezembro de quinta a domingo. Mais informações - como horários e valores - você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.