Confirmado 1º caso de transmissão de dengue por sexo gay

Dentre héteros, possível transmissão também já é objeto de estudo

Publicado em 10/11/2019
Confirmado primeiro caso de transmissão de dengue por sexo gay no mundo
Homem contraiu dengue do namorado que havia viajado a Cuba. Foto ilustrativa

Foi confirmado na Espanha o primeiro caso de transmissão do vírus da dengue por meio de relação sexual.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

De acordo com a Agência France-Presse (AFP), um homem de 41 anos de Madri, Espanha, contraiu o vírus após fazer sexo com seu companheiro.

Este homem, por sua vez, havia contraído dengue por meio de uma picada de mosquito em uma viagem a Cuba

Segundo a reportagem, o caso foi detectado em setembro e intrigou as autoridades médicas já que o espanhol não havia viajado para nenhum país onde a doença é comum.

Eles fizeram a ligação da sua doença com a viagem do namorado quando perceberam que o namorado também apresentou sintomas da doença, como febre e dores no corpo, dez dias antes após visitar Cuba e República Dominicana.

"Foi realizada uma análise de seus espermatozóides que revelou que eles não apenas tinham dengue, mas que era exatamente o mesmo vírus que circula em Cuba", disse Susana Jimenez, do departamento de saúde pública de Madri.

Em um e-mail enviado à AFP, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), com sede em Estocolmo, que monitora saúde e doenças na Europa, disse que essa era pelo nosso conhecimento, a primeira transmissão sexual do vírus da dengue entre homens que fazem sexo com homens".

Um provável caso de transmissão por sexo entre um homem e uma mulher foi recentemente abordado em um artigo científico na Coreia do Sul, afirmou Susana.

A doença é transmitida pela picada do Aedes Aegypti em países do Sudeste Asiático, África, América do Sul, Caribe e Austrália. Em geral, após 10 dias, os sintomas se vão espontaneamente. No entanto, uma pequena parcela dos infectados pode desenvolver dengue hemorrágica, que chega a levar à morte.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.