Em 2022, Parada LGBT de SP recebeu 1,6 milhão de turistas

Minas, Rio, Paraná, Bahia e Santa Catarina foram os Estados que mais trouxeram participantes

Publicado em 23/06/2022
Parada LGBT de São Paulo 2022 atraiu 1,6 milhão de turistas
Evento coloriu a avenida mais famosa da cidade no domingo 19. Foto: Guia Gay São Paulo

A 26ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo recebeu cerca de 1.644.000 de turistas no domingo 19. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O número é resultado de cruzamento de dados divulgados pelo Observatório do Turismo da Prefeitura de São Paulo e pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT-SP).

Mais
>>> Parada de SP de 2022 recebeu mais héteros do que lésbicas e bi

De acordo com a entidade responsável pelo evento, a marcha atraiu um recorde de 4 milhões de pessoas à Avenida Paulista.

Já o Observatório do Turismo informou que 58,9% (ou 2.356.000) dos participantes eram moradores de São Paulo e 41,1% de fora da capital.

Ao todo, 12,3% dos presentes (ou 492 mil) no evento eram moradores da Região Metropolitana. Do interior do Estado, somaram 14,5% (580 mil participantes).

A parada também atraiu brasileiros de outros Estados: 13,6% (ou 544 mil pessoas), sobretudo de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Santa Catarina.

Participantes do exterior somaram 0,7% (ou 28 mil pessoas) - os países mais citados foram Estados Unidos, Inglaterra, Colômbia, Paquistão e Argentina.

Gastos na parada
O gasto médio antes, durante e após o evento aumentou 15% em relação à última marcha, de 2019, e ficou em R$ 1,9 mil por pessoa.

"Os resultados da pesquisa indicam uma tendência de aumento na demanda pela cidade, o que ultrapassa uma simples questão econômica", ponderou o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

"É um sinalizador de impacto social, na geração de emprego e renda", finalizou.

Presidente da APOGLBT, Cláudia Garcia lembrou que a parada não é somente a maior manifestação da comunidade, mas que ela também traz benefícios que vão além deste segmento.

"Seu impacto na economia, na geração de empregos e na imagem positiva para cidade são inestimáveis, principalmente neste momento de retorno após dois anos de pandemia", explicou Cláudia. 

Foram ouvidas 1.223 pessoas no evento no levantamento chamado Perfil e Satisfação de Público Parada LGBT+ 2022.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.