Tóquio 2020: remadora assume relação lésbica após ganhar medalha

Polonesa Katarzyna Zillmann afirmou que imprensa do seu país nunca publicou suas falas sobre o assunto

Publicado em 29/07/2021
atleta tóquio 2020 lésbica
Atleta afirmou saber que sua atitude vai ajudar muitas outras pessoas

Uma atleta polonesa aproveitou a oportunidade ao ganhar uma medalha para fazer sua voz ser ouvida.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Katarzyna Zillmann recebeu a medalha de prata no remo categoria four skiff e agradeceu à namorada.

Quando questionada pelos repórteres se se tratava de uma saída do armário, a atleta afirmou que já havia falado sobre isso antes com a imprensa de seu país, mas que nunca havia sido publicado.

"As conversas com vocês depois da prova pelas medalhas não foram novidade para mim", disse ela. "Já falei sobre isso em entrevistas antes, mas por algum motivo não foi publicado."

Katarzyna explicou que quer usar de sua voz como medalhista olímpica para ajudar a comunidade LGBT.

"Sei que assim ajudarei os outros”, afirmou a atleta. "Foi o suficiente eu aparecer com uma camiseta com as palavras 'Esporte contra a homofobia' e receber algumas mensagens de meninas praticando remo", lembrou sobre atitude anterior sua.

"Uma delas se abriu comigo, me descreveu sua difícil situação doméstica e confessou que a ajudei muito com minha atitude. Uma dessas mensagens é suficiente para esquecer completamente os milhares de comentários de ódio e caras de nojo."

A Polônia passa por momento complicada para pessoas LGBT. São dezenas de direitos a menos que essa população possui e nos últimos anos autoridades criaram e divulgaram as chamadas "zonas livres de LGBT", o que foi motivo de repúdio de inúmeros países.

Em março, o Parlamento Europeu declarou a União Europeia como "zona de liberdade LGBT" em resposta direta à discriminação polonesa.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.