Elke Maravilha tem história contada e averiguada em biografia

Audiobook de Chico Felitti, 'Mulher Maravilha' investigou informações dadas pela apresentadora

Publicado em 17/03/2020
elke maravilha lgbt gay
Referência para gays e drags, Elke morreu chateada com parte da comunidade

Um dos maiores ícones LGBT do Brasil, Elke Maravilha tem sua trajetória contada na biografia Mulher Maravilha.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Em formato de audiobook, a obra é dividida em 11 episódios e de autoria do jornalista e escritor Chico Felitti. Ela está disponível na plataforma Storytel.

O projeto nasceu há 15 anos. Felitti procurou Elke para fazer entrevistas com ela para seu TCC, que nunca saiu.

A amizade entre ambos, no entanto, vingou e o jornalista colheu informações valiosas e curiosas sobre a diva.

Dois anos atrás, quando o Storytel chegou ao Brasil, Felitti foi convidado para fazer a primeira obra original da plataforma.

A partir daí, o autor passou a fazer checagem de inúmeras histórias que ouviu de Elke.

"Ela era muito boa contadora de causos. Sempre falava sobre o que queria. Quando parei para ouvir, vi que algumas histórias eram boas demais, que pareciam improváveis. Comecei a buscar provas e entrevistar pessoas", contou o jornalista ao Correio Braziliense.

Felitti, então, descobriu que Elke não nasceu em São Petersburgo, na Rússia, mas sim no sul da Alemanha.

"A mesma coisa aconteceu com a entrada dela na televisão. Ela sempre falou que atendeu o telefone um dia e era o produtor do Chacrinha. Consegui vários depoimentos de muita gente que falou que ela foi atrás desse emprego. Ela também atribuiu o período em que ficou sem documentação no Brasil à prisão na ditadura. Que ela tinha tido todos os documentos cassados. Porém, ela nunca havia pedido a renovação da cidadania brasileira, ela já estava sem pátria", completa.

À reportagem, o autor da biografia falou do ressentimento de Elke com a comunidade LGBT.

"Ela foi uma grande criadora de entradas e portas para a comunidade LGBT, que ela sempre advogou a favor. E essa foi uma das grandes tristezas dela no fim da vida, porque uma parte da militância a abandonou, começou a achar o discurso dela ofensivo e machista. Ela teve um período de grande tristeza, em que se sentiu desprivilegiada."

Modelo, atriz e apresentadora, Elke fez sucesso em filmes como Xica da Silva (1977), minisséries como Memórias de um Gigolô (1986) e como jurada do Cassino do Chacrinha (1982-1988). Ela chegou a ter seu próprio programa de entrevistas, o Programa Elke Maravilha, na década de 1990, pelo SBT.

Elke morreu, por falência múltipla de órgãos, aos 71 anos, em 2016.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.