Doria ampliará Museu da Diversidade, mas não cederá Casarão

Promessa para 2022 é da Secretaria de Cultura, entretanto maior espaço ainda não atenderia necessidade

Publicado em 25/08/2021
Doria não cederá Casarão da Paulista para Museu da Diversidade Sexual
Casarão da Paulista foi prometido para Museu da Diversidade em 2014. Foto: São Paulo Antiga

O Governo do Estado de São Paulo continua ignorando os pedidos para a nova sede do Museu da Diversidade Sexual e anunciou que ampliará o espaço onde a instituição está instalada, na estação República do metrô.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Em entrevista ao SP1, da TV Globo, na quarta-feira 24, o secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, afirmou que a área terá "mais que o dobro da área atual que o museu tem".

"Vamos ter um espaço dedicado a uma exposição permanente, interativa, multimídia e imersiva sobre a história da comunidade LGBTQIA+", disse Sá Leitão.

O secretário informou que o local estará funcionando "ampliado" e "renovado" em agosto de 2022.

O movimento LGBT quer, no entanto, que o governador João Doria (PSDB) cumpra a promessa de seu antecessor, Geraldo Alckmin (PSDB), feita em 2014.

Desde então, a expectativa era que o Palacete Franco de Mello, conhecido como Casarão da Paulista, abrigasse a nova sede do museu, que funciona em pequeno espaço dentro do metrô - de 100 metros quadrados - desde sua criação, em 2012.

Espera-se que a área atual seja dobrada. Entretanto, conforme apurou nossa reportagem com integrante da equipe do museu, ainda assim o espaço não será suficiente para guardar o acervo e atender a todas as funcionalidades que a instituição necessita.

O Guia Gay São Paulo teve acesso ao projeto do novo museu (que incluía auditório, café e dois espaços de exposição), mas em 2019 Doria anunciou que abriria processo de seleção para escolha de novas propostas.

Em julho, o governador enterrou de vez a promessa de Alckmin ao divulgar que o casarão sediará o Museu da Gastronomia.

Está marcada manifestação para o próximo domingo 29 em frente ao imóvel (na Avenida Paulista, 1.919) para pressionar Doria. O ato tem apoio de entidades tais como a Associação da Parada do Orgulho LGTB de São Paulo e Mães pela Diversidade.

"O museu é muito importante para o turismo LGBT", explicou o vice-presidente da parada, Renato Viterbo, à reportagem. "Havia sido prometido um museu naquele espaço e o Museu da Diversidade merece um espaço digno pela sua importância."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.