Ato na Av. Paulista vai cobrar Museu da Diversidade de João Dória

Entidades tais como Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo chamam manifestação para 29 de agosto

Publicado em 21/08/2021
palacete franco de melo joao doria
Casa foi prometida para museu LGBT pelo antecessor de João Doria (PSDB)

Está marcado para o próximo dia 29, às 14h, protesto para exigir do governador João Doria (PSDB) que cumpra promessa do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) de levar o Museu da Diversidade Sexual para a Avenida Paulista.

Curta o Guia Gay no Instagram

O comunicado, assinado por entidades, tais como a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Aliança Nacional LGBTI+ e Mães pela Diversidade, aponta que num momento de governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro inaugurar o espaço no coração da cidade é forma de resistência.

Em 2014, em participação em coletiva da parada, Alckmin anunciou que o Palacete Franco de Mello, na Avenida Paulista, abrigaria o museu dedicado a preservar a cultura LGBT.

Aberto em 2012, o museu funciona em diminuto espaço dentro da estação República do metrô.

Foram divulgados projetos, que incluíam anexo de cinco andares ao terreno do palacete - conhecido como Casarão da Paulista - e haveria espaço para duas exposições simultâneas, além de cafeteria, restaurante, loja e auditório.

Em 2018, o Guia Gay apontou que a gestão de Alckmin terminou sem cumprir a promessa.

À época, a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico comunicou que ainda não tinha a posse do imóvel.

O diretor do museu, Franco Reinaudo, permanecia confiante. "Pelo que sabemos, o processo de desapropriação está em andamento", disse então.

Em setembro de 2019, no entanto, o jornal O Estado de S.Paulo noticiava que o pagamento de precatórios aos herdeiros superou R$ 200 milhões e que governo de João Doria abriria processo público de seleção para escolher o projeto. Ou seja, o espaço não estava mais garantido para o Museu da Diversidade Sexual.

Em julho deste ano, Doria anunciou que o palacete seria sede de nova instituição, o Museu da Gastronomia, enterrando de vez a proposta inicial.

Na nota de protesto, as entidades lembram que o Museu da Gastronomia é importante, mas que existem outros espaços próximos ao Mercado Municipal que poderiam abrigá-lo.

"Não podemos aceitar que essa conquista da diversidade desapareça de uma hora para outra", dizem.

A manifestação está marcada para ocorrer em frente ao casarão, no número 1.919 da Paulista.

Museu da Diversidade Sexual na Paulista

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.