Senado Federal pode mudar legislação para incluir casamento gay

Caso mudança seja aprovada, matrimônio entre pessoas do mesmo sexo passará a estar no Código Civil

Publicado em 01/04/2024
gay familia brasil
Conceito de família também pode mudar e abarcar pais e mães homossexuais

Uma comissão de juristas votará, nesta semana, o relatório final da reforma do Código Civil, que inclui nova configuração de família e de casamento.

Curta o Guia Gay no Instagram

Instaurada em agosto de 2023 pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a comissão é presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, e tem até 12 de abril para apresentar minuta do projeto para reformular a lei.

O relatório, apresentado no último dia 26, modifica o atual Código Civil que diz que tanto casamento quanto união estável ocorrem entre "o homem e a mulher".

O novo texto afirma que o "casamento se realiza quando duas pessoas livres e desimpedidas manifestam, perante o celebrante, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal e o celebrante os declara casados".

Atualmente, o casamento e a união estável homossexuais estão garantidos apenas por decisões judiciais.

O conceito familiar passa a considerar que "a família se forma por vínculo conjugal ou não conjugal", incluindo família monoparental - formada por pelo menos um pai ou uma mãe e seu descendente -, pontua que inclui "qualquer que seja a natureza da filiação" e absorve também aquelas formadas por convívio de pessoas, sem vínculo sanguíneo, que estão "sob o mesmo teto com compartilhamento de responsabilidades familiares".

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.