Parada do Orgulho LGBT de São Paulo filia-se à Interpride

Associação reúne marchas arco-íris dos cinco continentes

Publicado em 23/02/2019
parada do orgulho lgbt de São Paulo welton trindade interpride
Diretor da América do Sul da Interpride, Welton Trindade (de verde), com Nelson Matias, Gilson Rodrigues e Diego Oliveira (esq. para dir.), diretores da APOGLBT

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo agora faz parte da Interpride, associação global de festivais e marchas arco-íris presente nos cinco continentes.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Com essa soma, o evento paulistano passa a integrar a rede mundial de paradas, e a associação internacional amplia o número de marchas filiadas na América do Sul.

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é, juntamente com a Parada Livre de Porto Alegre, a segunda do gênero mais antiga do Brasil (a primeira é a do Rio de Janeiro), e a maior do mundo, com cerca de 3 milhões de participantes.

A marcha é organizada pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOLGBT).

A Interpride tem como principais objetivos fortalecer a troca de experiências dentre as paradas no mundo e lutar pelo direito de o ativismo LGBT organizar manifestações.

Em muitos países, paradas do orgulho e até organizações LGBT são proibidas.

Dentre as paradas integrantes da Interpride estão as de Roma, Nova York, Las Vegas, Londres, Madri, Oslo e Toronto.

A organização também é responsável pela World Pride, a parada mundial LGBT. Em 2019, o evento será realizado em New York. Em 2021, em Copenhagen.

Para o diretor da Interpride na América do Sul e CEO da Rede Guiya, Welton Trindade, ter agora a parada de SP na associação é um marco.

"Uma grande honra para todos nós da Interpride ter agora a maior parada do mundo e referência no Brasil como filiada. O trabalho na América Latina para a união dentre paradas também vai ganhar. Temos muito a trocar em conhecimento e formas de trabalho pela visibilidade do segmento."

interpride


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.