Fim do alfabeto: sigla LGBT+ ganha espaço contra LGBTQIAPN+

Paradas importantes tais como São Paulo e da Bahia adotam as quatro letras e o sinal matemático

Publicado em 30/07/2023
lgbt+ sigla
Frente parlamentar fundada neste mês deixa de lado acrônimo de 9 letras para ficar com LGBT+

A sigla de letras sem fim começa a perder espaço. No lugar de versão 2023 do acrônimo LGBTQIAPN+, importantes paradas, a mídia e organizações passam a usar LGBT+. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Um dos coletivos que há mais tempo usam essa opção para se referenciar à comunidade arco-íris é a VoteLGBT, que tem foco em eleições e na articulação de parlamentares representantes da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero. 

Ao menos desde 2020, a sigla usada em sua comunicação e estudos é LGBT+. 

Outro importante agrupamento que resistiu a modismos sem fundamento nessa área é a Associação do Orgulho LGBT de São Paulo. 

Ainda em 2021, a parada da capital paulista adotava a sigla LGBT. Desde 2022, o sinal de adição foi adicionado como forma de abarcar outras identidades além das quatro históricas que integram o ativismo e realmente atuam desde a década de 1980. 

lgbt+ sigla
Mais veículos de imprensa têm usado LGBT+

Neste ano, a parada ativista realizada em Salvador pelo Grupo Gay da Bahia usará pela primeira vez a sigla LGBT+. Em edições anteriores, foram grafadas outras versões da soma de letras.  

O jornal Folha de S. Paulo e outros veículos de imprensa também têm usado com mais frequência LGBT+ em reportagens sobre a temática. 

A volta às mais novas raízes do movimento ganhou neste mês até espaço institucional. Parlamentares homo, bi e trans do Brasil criaram frente com o nome LGBT+. 

folha de sao paulo
Reportagem da Folha de S. Paulo deste ano

A sigla cada vez mais estentida tem tido pouca resistência frente a críticas, tais como as mudanças a cada ano, a dificuldade de falar um acrônimo de letras, a inclusão de identidade inexistente (queer), a repetição de orientação sexual (pansexualidade e bissexualidade são a mesma coisa) e o n de não-binário já estar dentro da letra t. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.