Manual de Comunicação LGBTI+ será lançado em São Paulo

Documento recebeu 300 sugestões de ativistas, especialistas, ONGs, professores e autoridades públicas

Publicado em 21/05/2018

Manual de Comunicação LGBTI+ é lançado em São Paulo

Nesta terça-feira 22 será lançado em São Paulo o Manual de Comunicação LGBTI+.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Organizado pela Aliança Nacional LGBTI e pela Rede GayLatino, o documento tem por objetivo diminuir preconceitos e estigmas e colaborar para melhor entendimento de termos recorrentes entre a comunidade LGBT.

Parte do manual esclarece as várias orientações sexuais e identidades de gênero, abordando expressões como "agênero" (quem não se identifica com nenhum gênero) e "gênero fluido" (quem se identifica tanto com o sexo masculino quanto com o feminino).

Em seguida, o manual traz alguns dos principais pontos históricos envolvendo a população LGBT, inclusive avanços mais recentes em termos de reconhecimento dos direitos desta população no Brasil e no mundo, bem como considerações sobre as lacunas ainda existentes para que alcance a cidadania plena.

Também são lembrados termos a serem evitados em comunicações sobre o tema, como "GLS" (sigla muito difundida nos anos 1990, mas que não abarca parte da comunidade).

Foram aproximadamente 300 sugestões e colaborações de especialistas, militantes, ativistas, associados das organizações envolvidas, autoridades públicas, professores, estudantes e profissionais da Comunicação, através de uma consulta pública com duração de dois meses. O sócio-diretor do Guia Gay São Paulo, Welton Trindade, foi uma das pessoas que contribuíram com sugestões.

A obra é inspirada em manuais de comunicação LGBT de organizações como a SomosGay (Paraguai), a Colômbia Diversa (Colômbia), a Glaad (Estados Unidos) e a ABGLT (Brasil).

O lançamento será nesta terça-feira, de 18h30 às 21h, no Novotel Jaraguá, à Rua Martins Fontes, 71, Consolação.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.