Lançado guia de orientação jurídica a paradas LGBT no Brasil

Foco do material, financiado pelo Governo da Suécia, é defender liberdade de reunião pacífica no País

Publicado em 26/09/2018
parada lgbt guia de direitos reunião pacífica welton trindade
Paradas LGBT são os maiores atos de direitos humanos no Brasil (Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Com o objetivo de garantir que as paradas do orgulho LGBT superem impedimentos legais e tomem as ruas, foi lançado guia jurídico voltado a essas manifestações, os maiores e mais numerosos atos de direitos humanos no Brasil.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O material destaca normais constitucionais e internacionais que obrigam o Poder Público a viabilizar do ponto de vista logístico a realização das marchas arco-íris.

Um dos principais alertas que o guia faz a organizações de paradas é que não é preciso autorização do Poder Público para que ao ato seja realizado.

Um dos autores do documento, o ativista LGBT Welton Trindade, explica a norma.

"É garantia constitucional e em vários tratados internacionais os quais o Brasil é signatário: a reunião pacífica é um direito e para exercê-lo basta comunicar ao Poder Público. Não pedir autorização."

guia paradas lgbt reunião pacífica welton trindade brasil
Material elenca legislação e nacional que garante realização de marchas arco-íris

Trindade é jornalista, diretor da América do Sul da Interpride, associação internacional de paradas, cocoordenador do Brasília Orgulho e sócio-proprietáirio da Guiya Editora, responsável por esse site, dentre outros.

O guia também tem autoria da advogada Flávia Aguilhar. A supervisão do trabalho foi feita pela ONG International Center for Not-for-Profit Law (INCL), com sede em Washington, e financiado pelo Governo da Suécia.

Para acessar o Guia de Direitos sobre Reunião Pacífica de Paradas do Orgulho LGBT no Brasil, clique aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.