Herói gay, Alan Turing terá rosto estampado em cédula na Inglaterra

História do matemático foi contada no filme 'O Jogo da Imitação', de 2014

Publicado em 15/07/2019
Alan Turing: herói gay da Segunda Guerra será homenageado em nota de 50 libras na Inglaterra.
Nota é a última a passar do papel para polímero na Inglaterra

Herói da Segunda Guerra Mundial, Alan Turing será homenageado na nova nota de 50 libras na Inglaterra.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Ele foi escolhido em uma lista com quase mil nomes. A nota será a última da coleção do Banco da Inglaterra a mudar de papel para polímero.

"Alan Turing era um matemático excepcional, cujo trabalho tem um impacto enorme na forma como vivemos hoje", afirmou o líder do Banco da Inglaterra, Mark Carney. 

"Como o pai da ciência da computação e da inteligência artificial e também como um herói de guerra, as contribuições de Turing foram amplas e abriram caminhos. Turing é um gigante em cujos ombros nós nos apoiamos", disse.

Homossexual, Turing descobriu códigos criptografados dos inimigos, o que ajudou a dar a vitória aos Aliados na Segunda Guerra.

Poucos anos depois, no entanto, ele foi perseguido e demitido por causa de sua orientação sexual. Ainda mais grave: condenado, Turing foi castrado quimicamente por "atividade homossexual".

Ele morreu em 1952, aos 41 anos, no que pode ter sido um acidente ou suicídio e que não foi esclarecido até hoje. Sua história foi contada no filme O Jogo da Imitação (2014), que recebeu oito indicações ao Oscar em 2015 e a estatueta de melhor roteiro adaptado.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.