Um hotel em Brasília foi condenado a pagar R$ 25 mil de indenização a um ex-funcionário por homofobia.
Segundo o site Consultor Jurídico, o trabalhador foi alvo de posturas e comentários discriminatórios por parte da gerente do estabelecimento durante todo o tempo em que trabalhou lá - de 2021 a 2025.
No processo, a vítima relatou que a gerente fazia postagens homofóbicas em redes sociais e no status do aplicativo de mensagens utilizado em grupos de trabalho.
Em certas ocasiões, o ex-funcionário passou por chacotas e comparações ofensivas.
O hotel negou que tenha havido discriminação e afirmou que a relação dos dois era amistosa. O estabelecimento reconheceu que a gerente publicou mensagens inadequadas e disse que a advertiu após início do processo trabalhista.
A juíza Audrey Choucair Vaz, da 16ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF) constatou existência de conteúdo homofóbico nas publicações.
Para a magistrada, as provas mostram que o ambiente de trabalho ficou hostil para a vítima e que o hotel foi omisso ao não agir preventivamente.
"É ingênuo acreditar que uma pessoa que publica mensagens desse tipo nas redes sociais, inclusive no WhatsApp usado no trabalho, teria comportamento completamente distinto no ambiente profissional”, destacou a juíza.
Já os pedidos do autor relacionados a desvio e acúmulo de função foram negados por falta de provas.