Doria-Covas cumpre 50% das promessas a LGBT, mas avançou na área

Cidade tem a maior rede de atendimento municipal a LGBT do país. Cultura e acolhimento social tiveram ações significativas

Publicado em 30/12/2020
joao doria bruno covas lgbt gay
Doria e Covas: ampliação de centros de referência não veio. Transcidadania teve aumento recorde

Em 2 de outubro de 2016, os tucanos João Doria e Bruno Covas foram eleitos em primeiro turno, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de São Paulo com duas promessas específicas a LGBT. Ao fim do mandato, neste mês, constata-se que a dupla cumpriu apenas uma delas, mas que avançou em outras frentes. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

No plano de governo da chapa do PSDB, estavam como objetivos específicos ampliar tanto o Transcidadania, programa que oferece bolsa de estudos para pessoas trans, quanto a rede dos centros de referência LGBTI, serviço que oferece apoios jurídico, social e psicológico. 

O primeiro item foi cumprido logo no primeiro ano da gestão, quando o prefeito ainda era Doria, que sairia do cargo em 2018 para ser candidato vitorioso ao governo do Estado. No seu lugar, assumiu Covas. 

Em 2017, de acordo com dados oficiais, o número de vagas no Transcidadania subiu de 175 para 200, e depois, para 240. O programa foi criado com 100 vagas, em 2015 pelo prefeito Fernando Haddad (PT). 

Como o plano de governo não estipulava quantidade, a promessa já poderia ser dada como cumprida. Entretanto, foi feito outro crescimento.

Neste mês, a dias do fim do mandato, houve o maior incremento já visto no Transcidadania: o número de vagas saltou para 510.

Por outro lado, o caminho no que diz respeito à rede de atendimento de apoio a LGBT foi sinuoso e acabou sem cumprimento da promessa.

Doria encontrou quatro centros de cidadania (Centro, Zona Leste, Zona Sul e Zona Norte) e o Centro de Referência e Defesa da Diversidade.

Ao invés de aumentar, houve ideia de diminuir a rede. A prefeitura quis fechar o Centro de Referência, pois sua atuação geográfica era igual ao do centro de cidadania no coração da cidade.

Entretanto, a gestão do serviço, que é o mais antigo do município no atendimento a LGBT, fez campanha e conseguiu evitar o encerramento. 

Como forma de distribuir melhor o atendimento pela cidade, a estratégia de Covas foi transferir o centro da cidadania do centro para a Zona Oeste, o que foi concluído apenas em outubro deste ano.

Neste processo, a cidade ficou, por alguns meses, sem uma unidade de atendimento. 

Ao fim e mesmo sem a ampliação, São Paulo continua sendo a cidade com maior rede de atendimento LGBT do Brasil em número de serviços públicos municipais. 

centro de cidadania lgbt claudia wonder são paulo
Centro de Cidadania LGBT Claudia Wonder (Zona Oeste) foi aberto em outubro deste ano

Outras frentes
Para além do plano de governo, Covas finaliza o atual mandato e entra no próximo, para o qual foi reeleito, com outras ações voltadas a LGBT. Uma delas foi a criação da segunda unidade da Casa Florescer. 

Mais
>>> O 'pai' gay que criou o maior centro de acolhida trans do Brasil

O serviço é o primeiro e maior do Brasil em acolhimento de pessoas trans. Com a ampliação, a capacidade dobrou, foi de 30 para 60 indivíduos. 

Além disso, foi criado o Centro Cultural da Diversidade, no Itaim Bibi, zona oeste, proposta inédita no Brasil como política pública municipal. 

Covas também sancionou lei municipal proposta por Sâmia Bomfim (PSOL) e do vereador Reis (PT) e que pune atos discriminatórios por orientação sexual e identidade de gênero. 

O mandatário é forte apoiador da questão LGBT. Ele esteve presente como prefeito nas paradas do orgulho LGBT de 2018 e 2019 e gravou mensagem para edição virtual do evento em 2020. 

Em 2019, apenas outros dois prefeitos de capitais fizeram o mesmo nas suas cidades: Alexandre Kalil (PSD), de Belo Horizonte, e Álvaro Dias (MDB), de Natal. 

Para a segunda gestão, Covas assinou termo de compromisso com a cidadania arco-íris feito pela entidade Aliança Nacional LGBTI+.

Dentre as promessas estão zelar pela laicidade do Estado e vetar projetos de lei discriminatórios contra LGBT. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.