Conheça alguns jogadores de futebol que se declararam gays

Veja histórias de Jakub Jankto, Josh Cavallo, Jake Daniels e Richarlyson

Publicado em 06/12/2023
futebol gay
Atletas criaram coragem e são exemplos de superação de homofobia

Com a chegada da semana dos Direitos Humanos em dezembro, muitos demonstram solidariedade por atletas gays, especialmente que se declaram LGBT+ em um cenário ainda homofóbico.

De 1° a 10 de dezembro, se celebra diversas datas de suporte, tais como Dia Mundial de Luta contra Aids, Dia da Pansexualidade e Dia Mundial dos Direitos Humanos. Na primeira semana de dezembro, também acontecerá a final do Brasileirão Série A e outros eventos futebolísticos.

Com a coincidência de datas, vale a pena trazer alguns dos jogadores que se assumiram homossexuais no cenário e recordar suas carreiras e coragem de viver em liberdade.

Jakub Jankto
Jakub Jankto foi o primeiro jogador de futebol tcheco a se assumir gay, o que ocorreu em 2023. Atualmente com 27 anos, ele joga como meio-campista emprestado pelo Getafe espanhol ao Sparta Praga. Ele se tornou o primeiro atleta masculino ao nível de seleção do país a assumir publicamente sua homossexualidade, anunciando a notícia por meio de vídeo no Twitter em 13 de fevereiro.

Embora outros jogadores de futebol tenham anteriormente compartilhado sua orientação sexual, Jankto é pioneiro ao fazer isso enquanto representa sua seleção nacional. Desde sua estreia em 2017, o meio-campista marcou quatro gols em 45 partidas pela seleção da República Tcheca. Antes do gesto de Jankto, Josh Cavallo, do Adelaide United na Austrália, era o único jogador de futebol profissional ativo que havia se assumido abertamente gay.

Josh Cavallo
Em outubro de 2021, o australiano Josh Cavallo compartilhou vídeo no Twitter revelando publicamente sua orientação sexual como gay. O jogador do Adelaide United fez história ao ser o primeiro atleta da A-League a abordar abertamente sua sexualidade.

Essa é a principal categoria do futebol na Austrália, equivalente à série A no Brasil. Por isso, foi chocante quando Cavallo assumiu, influenciando o que seriam os palpites do Brasileirão, já que no País, uma aceitação como essa acaba repercutindo muito mais do que no Brasil, por exemplo.

Além do vídeo, Josh escreveu extenso texto em suas redes sociais. Em parte significativa, o jogador expressou a conscientização de que falar abertamente sobre sua orientação sexual poderia ter repercussões negativas em sua carreira.

Ele afirma que, como jogador de futebol gay, reconhece a existência de outros atletas vivendo em silêncio. Ele gostaria de contribuir para mudar essa realidade, mostrando que todos os atletas gays são bem-vindos, com o direito de ser autênticos, seja no campo ou na torcida.

Jake Daniels
Jake Daniels foi o primeiro jogador de futebol inglês a revelar sua homossexualidade desde 1990. Aos 17 anos, o atacante do Blackpool compartilhou abertamente sua orientação sexual por meio de texto divulgado no perfil oficial do clube da segunda divisão inglesa e em uma entrevista à emissora Sky Sports.

Na matéria, o jogador, nascido em Bispham, no Reino Unido, relatou ter reconhecido sua orientação sexual aos 6 anos, porém optou por mantê-la em segredo para perseguir seu sonho de se destacar no futebol. Contudo, ele não avançou muito na carreira, permanecendo nas séries menores até se aposentar e viver sua vida com maior discrição.

Richarlyson
Ainda, o cenário brasileiro também possui atletas gays que tiveram coragem de se assumir. Richarlyson é um ex-jogador com carreira vitoriosa que jogou em mais de 10 clubes, consolidando seu sucesso entre os principais clubes.

Em sua passagem mais marcante pelo São Paulo, de 2005 a 2010, o volante conquistou o título e as apostas do Brasileirão três vezes, além de erguer a taça do Mundial de Clubes de 2005, fazendo com que se tornasse um dos ídolos do clube.

Em 2022, ele finalmente se abriu sobre sua sexualidade em uma entrevista para o podcast Nos Armários dos Vestiários, da Globo. Na entrevista, ele disse que se assumiu por conta do número de pessoas que afirmam ser crucial seu posicionamento.

Na época, ele falou abertamente que era bissexual. No entanto, não julgava necessário ter feito isso, se abrindo apenas para se tornar um símbolo de coragem e inspiração para outros atletas.

Além disso, também deseja ver melhorias concretas no cenário, especialmente futebolístico, onde ainda existe muito preconceito com homossexuais. No podcast, disse que seu questionamento continuava, e continuaria se posicionando até perceber mudanças.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.