A Alemanha quer equiparar do ponto de vista legal o uso do "Boa noite, cinderela" a crimes feitos com armas de fogo.
A ideia é, segundo o site da Isto É, tornar as penas mais duras em casos de violência sexual, que estariam aumentando no país.
"Classificamos as drogas para estupro, que são cada vez mais usadas como ferramenta para crimes, como armas. Isso cria a base para processos significativamente mais rigorosos", explicou o ministro do Interior do país, Alexander Dobrindt, na sexta-feira 21.
Uma vez ingeridas - geralmente misturadas às bebidas das vítimas - as substâncias provocam desinibição e confusão mental, entre outros efeitos.
A depender da dose e também da mistura com o álcool, as drogas podem causar taquicardia, pressão baixa, desmaio, inconsciência, coma, depressão respiratória e ataque cardíaco - essas últimas podem resultar em morte.
Homens héteros, bissexuais e gays costumam ser vítimas desse tipo de golpe - seja idealizado por mulheres ou homens, geralmente com intenção de roubá-los.
Mas a principal preocupação do governo alemão, de acordo com a reportagem, é a agressão sexual contra mulheres, que sobe a cada ano.
"Estamos comprometidos com consequências claras e aplicação consistente: as mulheres devem se sentir seguras e poder se movimentar livremente em qualquer lugar", continuou o ministro.
Um projeto de lei ainda precisa ser aprovado pelo parlamento para a medida ser implementada.