Resistência LGBT na ditadura é foco de exposição em SP

Exposição fala da perseguição a gays e travestis e dos pontos de socialização da comunidade

Publicado em 29/10/2021
Museu da Diversidade Sexual apresenta exposição sobre resistência gay e travesti na Ditadura Militar
Mostra fica em cartaz de terça a domingo no espaço. Foto: Romulo Fialdini

O período da Ditadura Militar no País e como a repressão afetou a comunidade LGBT é o tema da exposição Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura, em cartaz no Museu da Diversidade Sexual a partir desta sexta-feira 29.

Curta o Guia Gay no Instagram

A mostra, que já foi exibida no Memorial da Resistência, entre outubro de 2020 e março deste ano, fala de obras literárias, músicas, filmes, peças de teatro e fotografias que confrontavam a censura na época.

"Orgulho e resistência é uma daquelas exposições fundamentais para recuperar a memória da nossa comunidade e das pessoas LGBT+ que lutaram pela nossa democracia e liberdade durante a ditadura, um período marcado pela repressão, mas onde sempre existiu resistência e orgulho", afima o diretor da instituição, Franco Reinaudo.

A exposição também fala dos movimentos em defesa da comunidade que surgiram no período - os primeiros organizados do Brasil - e da socialização que já existia com points específicos para gays.

A Boca do Luxo, nas proximidades dos bairros República e Vila Buarque, era uma área frequentada por quem tinha melhores condições. Separados pela desigualdade de renda, existia a Boca do Lixo, em Santa Ifigênia, que ficou conhecida como a maior região de prostituição da história de São Paulo.

Operações policiais, que visavam gays e travestis, são destacadas na mostra, tais como a Operação Limpeza, Operação Boneca, Pente-Fino e Arrastão.

"A proposta desta exposição de conduzir e mudar o olhar para o passado diz respeito também ao desejo de olhar para o presente, a fim de buscar meios para que uma determinada versão da moral e os bons costumes não volte a ter o mesmo peso que teve há tão pouco tempo entre nós", destaca o curador da mostra, Renan Quinalha.

Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura fica em cartaz no museu de terça a domingo. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.