Mpox: varíola dos macacos é mais grave para HIV avançado

Índice de mortalidade pela doença sobe para quem está com sistema imunológico comprometido

Publicado em 23/02/2023
Mpox: varíola dos macacos é mais mortal em pessoas com HIV avançado
Mortalidade e lesões na pele aumentam se CD4 estiver baixo

Pessoas com HIV em estágio avançado têm chance maior de desenvolver complicações e morrer após infecção pela varíola dos macacos.

Curta o Guia Gay no Instagram

O índice de mortalidade da mpox - como a doença é chamada agora - é de 15% para pessoas com células de defesa CD4 baixas.

Entenda: pessoas soropositivas em tratamento com antirretrovirais mantêm o índice de CD4 normal ou próximo do normal no organismo - em torno de 500 a 1.500.

No entanto, quem não toma medicação ou mesmo não sabe que possui o vírus pode cair ter a contagem dessas células abaixo de 200 e aí que a mpox se torna mais perigosa.

Estudo realizado pela Universidade Queen Mary, de Londres, acompanhou 382 adultos em 28 países que tinham HIV avançado e contraíram mpox.

Todas as 27 mortes registradas no estudo foram de pessoas com menos de 200 células de CD4 por mililitro. Dentre os pacientes que tinham CD4 menor que 100 a mpox matou 30% deles.

A pesquisa também mostrou que pessoas com o sistema imunológico mais comprometido apresentam muuito mais lesões.

Geralmente, infectados por mpox ficam com lesões (uma espécie de pústula) somente no local onde houve o contato pelo vírus. No entanto, quem tem CD4 abaixo de 200 pode apresentar lesões generalizadas.

"Há lesões nas costas, nos pés, nos olhos, em todo lugar - é assustador. Isso acontece porque o sistema imunológico não consegue conter o vírus", afirmou a médica Chloe Orking, especialista em HIV e principal autora do estudo. 

A mpox já atingiu 86 mil pessoas em 110 países e fez 92 mortos. Segundo a Folha de S.Paulo, múltiplos estudos estimam que de 40% a 50% dos infectados eram soropositivos.

A maior parte dos infectados no Hemisfério Ocidental é de gays e bissexuais.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.