EUA alerta para surto de meningite dentre gays e bissexuais

Doença já matou sete homens e pode ser prevenida por vacina

Publicado em 24/06/2022
Surto de meningite dentre gays na Flórida
Torcicolo é um dos sintomas da doença, que precisa de rápido tratamento

Os Estados Unidos estão preocupados com um surto de doença meningocócica dentre gays e bissexuais.

Curta o Guia Gay no Instagram

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) emitiu comunicado, na quinta-feira 23, em que classifica o quadro como "um dos piores surtos de doença meningocócica entre homens gays e bissexuais na história dos Estados Unidos".

A infecção pela bactéria meningococo pode resultar em meningite ou meningococemia.

No Estado da Flórida, a bactéria já provocou sete mortes dentre 24 casos neste segmento da população.

"Dados recentes mostram que cerca de metade dos casos associados a esse surto são de homens hispânicos. O surto está afetando principalmente pessoas que vivem na Flórida, mas também pessoas que viajaram para a Flórida", ressalta a nota.

Para frear as contaminações, o CDC indica que homens gays e bissexuais tomem a vacina meningocócica conjugada ACWY, que protege contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Em adultos, a vacina é aplicada normalmente em dose única, a depender do risco epidemiológico ou da condição de saúde, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações

A vacina para quem for para a Flórida deve ser tomada duas semanas antes da viagem.

Sintomas e transmissão da doença
A bactéria pode infeccionar revestimento do cérebro, a medula espinhal e a corrente sanguínea.

Os sintomas inicialmente se parecem com os de gripe e incluem febre alta e dor de cabeça. No entanto, logo evoluem. Torcicolo, náusea, vômito e erupção cutânea roxo escura podem aparecer.

Para a doença ser transmitida é preciso, em geral, que se tenha um contato muito próximo ou prolongado com alguém infectado - como beijar alguém ou ser atingido por gotículas de saliva, durante a tosse, por exemplo.

O tratamento é feito com antibióticos - penicilina e cefalosporina.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.