Sabia que discriminar LGBT zera a redação no Enem? Entenda!

Edital que regulamenta a prova é claro ao vetar desrespeito aos direitos humanos

Publicado em 14/10/2016
Discriminar LGBT zera a redação no Enem 2016
Edital deixa claro que desrespeitar direitos humanos é motivo para anular a redação

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é território livre para expressão de ódio e preconceitos. O edital com as normas da prova, importante forma de acesso a cursos de nível superior, é claro: quem for contra os direitos humanos zera a redação. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

No item 14 do edital publicado pelo Ministério da Educação e que dispõe sobre as correções do exame, é informado que será atrubuída nota zero à redação "que apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como desrespeite os direitos humanos".

Mais
>>> Uso de nome social por trans e travestis no Enem aumenta em 4 vezes

Em 2015, o mesmo parágrafo também proibia tais manifestações. Na redação, cujo tema foi violência contra mulher, quem dissesse, por exemplo, que nascer em corpo masculino impedia a identidade com o sexo oposto teria a prova anulada. 

A inclusão respeitosa de LGBT também está em outro ponto da prova. Para o exame que será realizado em 5 e 6 de novembro, 407 alunos transgêneros usarão o nome social no exame, quatro vezes mais que em 2014, quando a norma sobre a nominação passou a vigorar. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.