Presidente de Cuba vai a evento com jovens LGBT comunistas

Órgão de comunicação oficial do partido governante mostrou presença de pessoas com bandeiras arco-íris e trans

Publicado em 01/12/2020
cuga gay trans lgbt
LGBT foram ao evento dar apoio à revolução socialista em meio a suposta tentativa de golpe dos EUA

No domingo 29, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, participou de evento jovem no domingo 29 em que havia forte presença de pessoas LGBT. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O evento foi realizado no Parque de Trillo com intenção de reforçar o apoio da juventude à revolução socialista cubana e combater o que é chamado pelo governo de Movimento de San Isidro, que teria como intenção desestabilizar politicamente o país. 

O presidente teria aparecido de surpresa e confessou que ter recebido recomendação de não ir para não tirar o caráter espontâneo do encontro agendado por redes sociais.

cuba lgbt trans
Evento foi realizado no Parque de Trillo. Foto: Ariel Cecilio Lemus/Granma

Nas fotos divulgadas pelo site Granma, órgão de comunicação do Partido Comunista de Cuba, é possível ver bandeiras do orgulho LGBT e flâmulas trans. 

A diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), Mariela Castro Espin [ao centro na primeira foto], também divulgou fotos de jovens com bandeiras arco-íris e agradeceu o apoio. 

"A juventude fidelista [referência a Fidel Castro] se importa com o presente e com o futuro. Muito emocionada e profudamente agradecida."

Mariela é a maior apoiadora da comunidade LGBT no país e sobrinha de Fidel Castro, um dos responsáveis pela revolução que instalou o socialismo na ilha. 

Reportagem do Granma não registra fala de Díaz-Canel Bermúdez sobre LGBT.

Os trechos do discursos descritos dizem respeito à resistência do povo em defesa da independência do país e contra o imperialismo dos EUA. 

O chamado Movimento de San Isidro diz respeito à prisão de Danis Solis. Alguns artistas da cidade iniciaram greve de fome pela libertação de Danis, qualificado por eles como rapper que teria sido detido por censura.

A versão do governo é outra: Danis é um contrarrevolucionário que desafiou as autoridades do Estado, e tanto ele quanto seus apoiadores, moradores do bairro de San Isidro, fazem parte de tentativa de sujar a imagem de Cuba e recebem financiamento do governo dos EUA para a falsa acusação. 

A juventude LGBT que foi ao evento no domingo 29 apoiar a versão do Partido Comunista de Cuba, que comanda as instituições governamentais. 

No país há lei nacional contra discriminação que afeta LGBT e reconhecimento da identidade de gênero de pessoas tran, mas casais do mesmo sexo não podem se unir oficialmente.

cuba lgbt  Díaz-Canel Bermúdez
Presidente  Díaz-Canel Bermúdez fala à multidão. Foto: Juvenal Balán/Granma

 

Tags: cuba

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.