TV pública de Cuba corta sexo lésbico de filme e é criticada

Canal Educativo cortou cenas íntimas entre as protagonistas de 'Ammonite', de Francis Lee

Publicado em 17/05/2021
Ammonite cuba filme censura
Longa mostra relacionamento de duas mulheres na Inglaterra dos anos 1840

Um dos filmes lésbicos mais prestigiados do último ano foi picotado em canal estatal cubano. Críticas contra o ato fizeram a emissora pedir desculpas.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O Canal Educativo Cuba cortou cenas íntimas entre as protagonistas de Ammonite (2020), de Francis Lee, no sábado 15.

O longa mostra o relacionamento de duas mulheres, interpretadas por Kate Winslet e Saoirse Ronan, na Inglaterra dos anos 1840.

No domingo 16, após críticas nas redes sociais, a emissora pediu perdão.

"O programa Espectador Crítico, espaço fundacional do Canal Educacional e cuja equipe de trabalho é integrada por profissionais de alta qualificação, teve como máxima a seleção do bom cinema para contribuir para a formação cultural do nosso público e acima de tudo educar o olhar com senso crítico e de inclusão."

"Esta comunicação resulta da análise feita com a equipe de realização do programa, onde foram avaliadas as responsabilidades correspondentes. O que aconteceu não responde a uma postura institucional. Reiteramos desculpas aos nossos telespectadores", informaram.

O Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), entidade LGBT cubana, agradeceu o pedido de desculpas e acredita que esse é o primeiro passo para que a melhoria como humanos.

"Por uma #ComunicaçãoInclusiva, porque os direitos não são tabus, advoga e trabalha o Cenesex", afirmou a organização, cuja maior representante é Mariela Castro, sobrinha do ex-líder Fidel Castro.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.