'Não haverá recuo', diz Haddad em lançamento do Transcidadania

Programa da Prefeitura de São Paulo dará bolsa para travestis e transexuais se capacitarem e estudarem

Publicado em 29/01/2015
Fernando Haddad lançamento programa Transcidadania
Prefeito Fernando Haddad tira foto com travestis e transexuais

Por Welton Trindade

Coadjuvante no episódio em que a presidente Dilma Rousseff (PT) vetou a continuidade da ação do kit contra homofobia nas escolas, o então ministro da Educação, Fernando Haddad (PT) e responsável pela iniciativa, parece ter dado um recado de que, na prefeitura de São Paulo, quem manda é ele. E de forma comprometida com LGBT. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

"Não haverá recuo", disse enfaticamente o prefeito no lançamento do programa Transcidadania, na quinta 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa, já criticada por líderes religiosos homofóbicos, dará bolsa por dois anos para 100 travestis e transexuais que participarem de cursos de capacitação profissional

O mandatário reconheceu que a decisão para efetivar o programa mereceu uma postura firme. "Queremos, no governo, fazer o que é certo. E quando para fazer o certo é preciso ter coragem? É aí que nossa equipe mais se diverte. Nós temos coragem!", resumiu. A plateia, composta em grande parte por travestis e transexuais, ovacionou a fala. 

Perguntado pelo Guia Gay São Paulo a respeito de políticos que usam a religião para criticar o programa, Haddad recorreu à laicidade. "Somos um país laico. Temos de governar para todos."

Em discurso, o coordenador de Política LGBT na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Alessandro Melchior, gestor direto do programa, afirmou que a proposta foi um pedido pessoal do prefeito. 

Transcidadania
O programa, divulgado pela prefeitura como inédito em toda América Latina, concederá bolsa mensal de R$ 820 por dois anos. Nesse período, dividido em semestres, as participantes farão um ano de curso no Pronatec, terminarão o Ensino Médio, farão estágio e são obrigadas a prestar o Enem. 

Realizado pelo conjunto de seis secretarias, o Transcidadania inclui campanha publicitária nos ônibus da cidade em que o respeito ao nome social do segmento trans seja respeitado. 

programa transcidadania
Vivian Soares do Nascimento é uma das 100 participantes do programa

Presente na solenidade de lançamento, na Biblioteca Mário de Andrade, Vivian Soares do Nascimento, de 27 anos e moradora do bairro de Santana, é uma das selecionadas para o programa. Seu interesse é em curso na área administrativa. "Vamos mostrar que nós travestis também somos capazes."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.