Massagem para aumentar os músculos? Sim, isso existe

Cuidados massaterapêuticos podem contribuir de forma significativa para hipertrofia, diz especialista

Publicado em 12/10/2014
O massoterapeuta Carlos Amorim realiza exercícios no campeão de bodybuilding Lucas di Santi

Alimentação adequada, suplementos, descanso e muito treino formam a combinação perfeita para quem está interessado em hipertrofia muscular. Há um elemento, no entanto, que não é muito associado a esse processo e que pode ajudar bastante quem deseja ter o corpo dos sonhos: a massagem.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

O Guia Gay São Paulo conversou com o massoterapeuta, certifcado pela escola sueca Bergvist, Carlos Amorim, e que também é shiatsuterapeuta, com certificação internacional pela Escola Okido, do Japão. Ele aplica técnicas de massagem em atletas profissionais e em praticantes regulares de malhação com sucesso e fala sobre como essa técnica funciona.

Como massagem pode ajudar no crescimento dos músculos?
A massagem é uma grande aliada para crescimento muscular, especialmente quando aplicada com técnicas de liberação miofascial. Por meio dela, os músculos ganham uma elasticidade superior e também aumentam sua vascularização, o que melhora o aporte de oxigênio e nutrientes no tecido muscular, tendões e fascia. Desse modo, os rendimentos nos treinos são mais expressivos e a recuperação do atleta torna-se bastante rápida.

Que resultados você já conseguiu com pacientes? Há campeões de bodybuilding inclusive, não é?
Os atletas de bodybuilding e de outros esportes, na grande maioria, desenvolvem pontos-gatilho. Esses pontos causam dores intensas e, se não tratados, podem causar lesões. O atleta precisa de cuidados frequentes, principalmente quando lida com grandes cargas e treinos intensos. É o caso dos campeões fisiculturistas Lucas de Santi e Ana Carolina, que regularmente se beneficiam das técnicas que emprego em meu estúdio. Costumam dizer que chegam destruídos dos treinos da semana e saem 'zerados'. 

Como a massagem entra no arranjo entre exercícios, descanso e alimentação?
A massagem de liberação miofascial e outras técnicas que associo em meu estúdio desobstroem os músculos, o que permite desempenho melhor nos exercícios, e promovem recuperação muito rápida porque os agentes de inflamação são 'varridos' dos pontos de tensão muscular, isso afasta a dor e garante alívio imediato.

No quesito alimentação, é o organismo que faz a parte dele, é um processo automático. Numa dieta para crescer ou para emagrecer, em ambos os casos, com a massagem, os músculos estão preparados e, por isso, responderão melhor nos processos de absorção de nutrientes e oxigênio. Assim, as trocas serão realizadas muito mais rapidamente em comparação com o organismo de uma pessoa que não tem cuidados massoterapêuticos. E o que é melhor, a massagem deixa as fibras mais sadias e livres de lesões.

Há como aplicar massagem para hipertrofia apenas em algumas parte do corpo?
Com certeza. Realizo alguns movimentos para testar a elasticidade de músculos, tendões e articulações. As áreas mais carentes serão as mais trabalhadas. Há casos que requerem várias sessões. Uma sessão de uma hora de massagem, por exemplo, podem ser tratadom apenas peitorais, se eles são mais difíceis de ganhar massa.

Carlos Amorim Massoterapeuta
Tel.: 11 98108-3897.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.