Anton Down-Jenkins: Tom Daley abriu caminho para gays no salto

Atleta foi primeiro saltador neozelandês a se classificar para uma olimpíada em quatro décadas

Publicado em 14/09/2021
anton downj enkins dive
'As pessoas se sentem confortáveis em se assumirem', avalia

O saltador neozelandês Anton Down-Jenkins afirmou que Tom Daley abriu caminho para outros atletas gays, como ele, se sentirem mais confiantes.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

"Por causa dos atletas de alto nível como Tom e Matthew [Mitcham] tendo sucesso no mais alto nível, as pessoas se sentem confortáveis em se assumirem", afirmou Anton à edição de outubro da revista gay Attitude.

"Isso realmente reforçou, especialmente para mim, que sua sexualidade não tem absolutamente nada a ver com sua capacidade de ter sucesso. Acho que eles definitivamente abriram o caminho."

E continuou: "Acho que eles se assumirem definitivamente me deu aquela sensação de segurança, sabendo que minha comunidade esportiva não se importava. Ir para os Jogos Olímpicos como um atleta assumido teve mais a ver com a cultura esportiva da Nova Zelândia e querer fazer parte dessa representação para jovens LGBT."

Anton foi o primeiro saltador neozelandês a se classificar para uma Olimpíada em quatro décadas.

O atleta de 22 anos ficou em oitavo lugar na final do trampolim masculino de três metros. 

Anton atualmente estuda na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e já mira os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Mitcham, de 33 anos, já se aposentou das piscinas. O australiano se assumiu gay em 2008 no mesmo ano em que ele ganhou medalha de ouro no trampolim de 10 metros na Olimpíada de Pequim.

O britânico Daley está com 27 anos e desde 2015 tem saído do armário - primeiro como bissexual, depois como queer e finalmente como gay. Ele foi medalhista de ouro no salto sincronizado no trampolim de 10 metros na Tóquio 2020.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.