Museu LGBT assina contrato 4 dias antes de Tarcísio ser governador

Com medida, instituição passará de 110 para 540 metros quadrados e terá unidade na região da Avenida Paulista

Publicado em 01/01/2023
Tarcisio de Freitas museu da diversidade
Gestão estadual que sai afirma que equipe de transição de Tarcísio deu sinais positivos para a cultura LGBT

Neste domingo 1°, Tarcísio de Freitas (Republicanos) toma posse como governador de São Paulo. Ele vai receber contrato assinado quatro dias antes, na quarta 28, que determina a ampliação do Museu da Diversidade Sexual.

Curta o Guia Gay no Instagram

O político, alinhado com o bolsonarismo, não citou nenhum vez LGBT no programa de governo dele e é visto com desconfiança pelo movimento arco-íris. Esperam-se retrocessos na área. 

Oficialmente, o Museu nega que tenha havido ato estratégico para que a decisão não ficasse nas mãos do novo governador. Assessoria de imprensa afirma que a assinatura estava prevista há meses. 

A opção de não lidar com possíveis reveses conversadores foi usada no governo federal. Em 2018, o então presidente Michel Temer (MDB) antecipou edital de apoio a paradas LGBT para evitar que o futuro mandatário, Jair Bolsonaro (PL), tivesse gestão sobre o tema. 

Nos quatro anos do mandato de Bolsonaro, o edital não foi repetido. 

Em conversa com a revista Veja, o secretário de Cultura que deixa o cargo, Sérgio Sá Leitão, afastou possibilidade de problemas com o futuro governo. 

"Tivemos retorno da equipe que acompanha a transição de que a avaliação do trabalho foi ótima e que não haverá necessidade de mudanças."

A reforma fará o Museu da Diversidade Sexual, que fica na estação República do metrô, sair dos 110 metros quadrados para 540 e ganhar unidade para atividades culturais e de empreendedorismo na região da Avenida Paulista. 

A ampliação e melhoria estrutural faz parte de contrato de R$ 30 milhões que a entidade Instituto Odeon receberá por cinco anos para gerir a instituição, uma das poucas no mundo dedicadas ao segmento LGBT.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.