Um dos maiores nomes da literatura gay do século 20, Jean Genet (1910-1986) é tema de espetáculo que chega a São Paulo após temporada de sucesso no Rio de Janeiro.
Com texto e direção de Francis Mayer, Maldito Genet se baseia na obra semiautobiográfica Diário de um Ladrão e em Saint Genet, de Jean-Paul Sartre.
A história fala do encontro do escritor, poeta e dramaturgo com quatro personagens: Renê, um garoto de programa; Bernardini, um comissário da polícia secreta; Lucien, morador de rua; e Chalotte Renaux, cantora.
Genet convivia com os marginalizados e ele mesmo foi preso inúmeras vezes por roubo, vivendo como mendigo e sustentando-se como ladrão.
No espetáculo, o espectador terá acesso a intimidade de um personagem transgressor com recorte focado en seus momentos mais intensos, regados a passagenss de lirismo.
Com linguagem poética e visceral, o texto propõe uma conversa com o seu público, a quem o protagonista autoriza uma imersão em seu universo particular abrindo o seu diário, compartilhando histórias de seus encontros e amores com seres que costumavam viver à margem da sociedade, elevando-os à categoria de heróis.
Depois de ficar cinco meses em cartaz na capital fluminense, a chegada a São Paulo vem com um dado histórico.
A produção faz temporada no Teatro Ruth Escobar, o mesmo espaço onde Genet subiu em sua primeira e única passagem pelo Brasil.
Em maio de 1970, o escritor foi convidado por Ruth Escobar para uma temporada de um de seus maiores clássicos, O Balcão.
Francis Mayer já tem intiimidade com a obra do francês. Em 1989, ele produziu Querelle, que lançou Gerson Brenner como ator e tinha Rogéria no elenco e música-tema (Quero Ele) composta especialmente por Cazuza.
Dentre outros sucessos nos palcos, o diretor também asssinou Pasolini no Deserto da Alma, o musical Cazuza - Jogado a Teus Pés, Zero de Conduta, de Zeno Wilde e O Hóspede, baseado no filme Teorema de Pasolini.
Marginal Genet faz curta temporada, de 4 a 26 de julho, às sextas e sábados, no Teatro Ruth Escobar. Mais informações você tem em nossa Agenda.