Após o polêmico e devastador Pasolini no Deserto da Alma, o diretor Francis Mayer prossegue na sua cartografia de "malditos", levando à cena o texto Marginal Genet, sobre a vida do transgressor escritor francês Jean Genet (1910-1986) e livremente inspirado nas obras Diário de um Ladrão, de Jean Genet, e Saint Genet, de Jean-Paul Sartre.
O autor Jean Genet esteve no Brasil, em maio de 1970, pela primeira e única vez, a convite da atriz e produtora Ruth Escobar, para a temporada de O Balcão, no Teatro Ruth Escobar. Não por acaso, o espetáculo Marginal Genet, após cinco meses de sucesso no Rio de Janeiro, faz temporada no Teatro Ruth Escobar – Sala Gil Vicente, no mesmo porão onde O Balcão fora prestigiado por seu autor.
O texto destaca encontro de Genet com quatro personagens citados em sua autobiografia: Renê, um garoto de programa; Bernardini, um comissário da polícia secreta; Lucien, um morador de rua; e Charlotte Renaux, uma cantora.
Texto e direção: Francis Mayer. Com Thiago Brugger, Fernando Braga, Vinícius Moizés, Yago Monteiro e Samuel Godois. 70 minutos. Classificação: 18 anos.