Festival Todos os Gêneros traz música, cinema e debates a SP

Itaú Cultural sedia o evento entre os dias 11 e 17 de julho

Publicado em 07/07/2019
Angela Ro Ro abre o evento em conversa com o público e shows

Entre 11 e 17 de julho, São Paulo recebe a sexta edição do Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O festival, no Itaú Cultural, reúne artistas, ativistas, pensadores e formadores de opinião em torno de debates, espetáculos e filmes relacionados à temática LGBT.

Na quarta-feira 10, antes mesmo do ínício, o evento tem uma prévia com a cantora Angela Ro Ro, que participa do Camarim em Cena, bate-papo com o público mediado pelo jornalista Jotabê Medeiros.

Já nos dias 11 e 12, Angela, já dentro da programação oficial do festival, apresenta o show Pilotando o Piano - 40 Anos de Música. A apresentação vai de clássicos seus como Tola Foi Você e Amor, Meu Grande Amor a novas composições, como Selvagem e O que Me Resta, de 2017.

Nos dias seguintes, os espetáculos teatrais ganham um espaço especial no festival. No sábado 13 e no domingo 14, é apresentada Menines, produção carioca montada a partir de texto da escritora Marcia Zanelatto, que divide a direção do espetáculo com Cesar Augusto.

Com participação especial da atriz e cantora Simone Mazzer, o elenco formado por Agnes Lobo, Bruno Maria Torres, Elisa Caldeira, Ian Belisario, Maíra Garrido, Pedro Marquez e Zane aborda com humor e leveza afetos e tabus, em um divertido jogo de cenas sobre enamorados, amigos, cidadãos, pais e filhos.

Na segunda-feira, dia 15, às 20h, as companhias Os Crespos e Selo Homens de Cor entram em cena para a leitura dramática de 12º Round – A Luta Continua, texto inédito do dramaturgo Sérgio Roveri.

Ganhando voz pela interpretação dos atores João Acaiabe, Lena Roque, Lucélia Sérgio, Rogério Brito e Sidney Santiago Kuanza, o texto é inspirado em situações reais e faz uma homenagem à vida e ao legado do tricampeão mundial de Boxe Emile Griffith (1938-2013), que nos anos de 1960 se tornou conhecido, fora do ringue, por sua luta pelos direitos civis dos homossexuais no mundo.

Cinema
Na terça-feira 16 será apresentado Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto, longa dirigido por Pedro Gui, sobre uma das mais famosas artistas performáticas do Brasil. De seus tempos como maquiadora de estrelas na TV até se tornar, ela mesma, uma estrela dos palcos e do vídeo.

Na sequência, às 20h30, acontece a mesa A Diversidade no Audiovisual Brasileiro, que debate sobre a presença de personagens LGBT na produção brasileira, com os cineastas Adélia Sampaio, Ariel Nobre e Lufe Steffen com mediação de Antônio Moreno.

Mesas
Questão de Gênero, Envelhecimento e Perspectivas é o tema do debate que acontece na sexta 12, às 16h, mediado pela pesquisadora e escritora Helena Vieira e com participação de Luiza Freitas, que nasceu intersexo, mas se reconheceu como mulher ainda criança; o homem trans Jordhan Lessa; e o administrador de empresas Rogério Pedro, idealizador da ONG Eternamente SOU.

No dia seguinte, no mesmo horário, o debate dá um passo adiante e levanta a questão Envelhecimento dos Corpos e/ou do Pensamento. Depois de Aberto os Armários, o que Gostaríamos de Não Carregar? Participam dele, o escritor João Silvério Trevisan, a travesti e doutora em crítica literária Amara Moira e a consultora em direitos humanos Yone Lindgren. A mediação é do escritor e jornalista Ramon Nunes.

No domingo 14, às 15h, a última mesa puxa a reflexão para o campo cultural, com o tema Artistas, Criação e Envelhecimento. Para tanto, recebe os atores João Acaiabe e Renato Borghi, a atriz Dulce Muniz e a ativista feminista interseccional e transgênero Neon Cunha, com mediação do crítico teatro José Cetra.

Oficina
Na terça-feira 16, às 18h, o público é convidado, ainda, a participar de um compartilhamento de experiências, com a apresentação do resultado da oficina Como Eliminar Monstros: Abordagens Contemporâneas a Partir do HIV.

Realizada antes e ao longo da mostra, a atividade ministrada pelos dramaturgos Fabiano Freitas e Ronaldo Serruya busca elaborar novas políticas de linguagem para o tema, tendo como plataforma as artes cênicas.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.