Em 'Canela', transexual de 58 anos reflete sobre cirurgia

Filme argentino fala da arquiteta Canela Grandi, que fez transição tardia

Publicado em 15/11/2021
Canela: filme trans argentino fala sobre cirurgia de redesignação sexual
Canela Grandi estrela documentário de Cecilia del Valle

A transição de uma mulher transexual de 58 anos é o tema de Canela, filme que integra a programação do 29º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.

Curta o Guia Gay no Instagram

Em cena, está Canela Grandi, arquiteta e professora argentina que indaga os outros a respeito da cirurgia que planeja submeter-se.

Das amigas transexuais a médicos e sua família, Canela tem tantas dúvidas quanto angústias. 

Ela mesma não sabe se está preparada psicologicamente para tal mudança e correr o risco de uma operação na sua idade. 

As várias semanas que precisará ficar em convalescência é um empecilho técnico: quem a sustentará? Quem a ajudará? Mais do que isso, quem dará suporte à toda a família?

Sim, pois a arquiteta é arrimo de família. Com três filhos e uma neta e uma crise financeira sem fim na Argentina, Canela ajuda a todos. Há ainda sua mãe e sua tia idosas, também dependendes dela.

Canela Grandi: filme trans argentino passa no Mix Brasil

Ainda que a tensão esteja no ar, Canela lida com a situação da melhor maneira possível: de forma direta, sem rodeios, e com humor.

Canela atravessou mais de quatro décadas trabalhando. Fez-se sozinha e jurou - como conta à sua psicóloga - que jamais deixaria os filhos passarem pelo que passou.

No afã de dar uma vida digna aos filhos, esqueceu-se de si mesma. E, mesmo agora, quando percebe-se correndo atrás do tempo em relação à sua identidade de gênero, a arquiteta ainda sente necessidade de conjugar todos os fatores externos para um desejo tão íntimo e pessoal.

Com sensibilidade, a diretora Cecilia del Valle, mistura documentário e ficção - ao propor sequências para que assuntos sejam discutidos - e tira de sua protagonista momentos que a fazem refletir sobre sua situação e que podem ecoar em entendimento e acolhimento no público.

Canela tem sessão nesta terça-feira 16, às 14h, no Cinesesc.

 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.