Trans devem cumprir pena em presídios femininos, determina juíza

Decisão no Distrito Federal vale também para transexuais que não passaram por cirurgia

Publicado em 30/09/2020
Transexuais podem cumprir pena em presídios femininos no Distrito Federal, determina Justiça
Pedido foi feito pela própria detenta à Justiça. Foto ilustrativa

A Justiça do Distrito Federal determinou que uma mulher trans possa cumprir sua pena em um presídio feminino.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, afirmou que "nem todas as mulheres trans são transexuais" e que não é preciso ter feito a cirurgia de redesignação sexual para que elas tenham esse direito assegurado.

Em junho de 2019, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso decidiu que mulheres transexuais deveriam cumprir pena em presídios femininos e travestis, em masculinos.

"Este Juízo vinha decidindo que para a mulher trans ser alocada em presídio feminino necessitaria ter feito a cirurgia de redesignação sexual, exatamente como consta na OS 345 da SEAPE", escreveu a juíza, segundo o UOL.

"Ocorre que, melhor estudando o tema, revi meu entendimento, porque compreendi que 'nem todas as mulheres trans são transexuais, uma vez que podem ou não optar por uma cirurgia de redesignação sexual'."

"Na verdade, compreendi que a questão, para além de física, é extremamente subjetiva e complexa e a diversidade precisa e deve ser respeitada."

O pedido de transferência foi escrito de próprio punho pela detenta, que se identifica com o gênero feminino e contou se sentir vulnerável em meio à população carcerária de uma penitenciária masculina.

A decisão se estende a todas as mulheres trans que estão detidas em presídios masculinos administrados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.