Guia Gay São Paulo

SP terá mutirão de retificação do nome de pessoas trans

Ação da Coordenação de Políticas para LGBT da Prefeitura de São Paulo ocorre no mês da visibilidade trans

Publicado em 09/01/2018

Pessoas trans poderão retificar nome em mutirão da Coordenação de Políticas para LGBT da Prefeitura de São Paulo

A Coordenação de Políticas para LGBT lançou o Mutirão de Retificação do Nome e Gênero, que integra a campanha São Paulo com Respeito da Prefeitura de São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O objetivo é dar oportunidade a pessoas transexuais e travestis de fazer a mudança em seus documentos com nome social e também seu gênero correto. A data da ação não é por acaso. Em 29 de janeiro comemora-se o Dia da Visibilidade Trans.

O mutirão tem limite de 50 participantes e interessados devem se inscrever em um dos centros de cidadania LGBT da capital entre os dias 10 e 29 deste mês. 

Laura Prevato, mulher trans integrante do Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis e Transexuais (Cais), ainda não tem o nome retificado e relata que já passou por constrangimentos. Para ela, a retificação do nome e gênero é sinônimo de segurança:

"Com certeza a retificação traz autenticidade em todos os aspectos, desde entrevistas de emprego até uma simples consulta no médico. É a formalização física, no papel, de quem você realmente é", afirma.

Raira Santos, mulher trans e recepcionista no Centro de Cidadania LGBT Luiz Carlos Ruas, diz que se sente respeitada após ter seu nome retificado. "Muita coisa mudou, me sinto completa. As pessoas passaram a me reconhecer pelo nome que eu escolhi", declara.

Os endereços de todos os quatro centros estão em nossa seção Cidadania do site clicando aqui.