Obama disse que Buttigieg não seria presidente por ser gay e baixinho

Em evento, em 2019, ex-presidente dos EUA tentava impulsionar uma concorrente do político

Publicado em 08/03/2021
Barack Obama fala do político gay Pete Buttigieg
Livro afirma que tom de zombaria é o mesmo que Obama usa para falar de si mesmo

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama fez comentários sobre a homossexualidade de Pete Buttigieg, que foi pré-candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo um livro lançado pelos jornalistas Jonathan Allen e Amie Parnes, do canal NBC, Obama teria se referido com deboche a Buttigieg durante uma plateia lotada de possíveis doadores, a maioria negros, à campanha presidencial de 2020.

Mais
>>> Pete Buttigieg é eleito personalidade do ano por revista gay

"Ele tem 38 anos, mas parece ter 30", disse o ex-presidente, provocando risos na plateia. "Ele é o prefeito de uma cidade pequena. Ele é gay e baixinho."

De acordo com o site MSN, este jantar em outubro de 2019 em Nova York também era uma tentativa de impulsionar a pré-candidatura de Elizabeth Warren como sucessora de Donald Trump.

À época, além de Buttigieg e Warren, Bernie Sanders e Joe Biden eram os outros nomes com mais chances de serem escolhidos como o candidato pelo Partido Democrata. Já no início de 2020, após as primárias, os três desistiram e apoiaram Biden, que acabou vencendo a aleição, em novembro.

A reportagem lembra que os comentários sobre Buttigieg também vieram em uma fase em que ele não tinha apoio da comunidade negra.

O livro destaca que o tom usado por Obama, de zombaria, é o mesmo que ele se referia a si próprio quando Obama dizia ter "orelhas grandes" ou um "nome engraçado".

Buttigieg, que foi prefeito da cidade de South Bend, teria se encontrado com Obama em seu escritório em Washington meses antes do evento para pedir conselhos sobre como manter a serenidade em face da homofobia durante a campanha.

Em dezembro de 2020, Biden indicou Buttigieg como seu ministro dos Transportes, o que o tornou a primeira pessoa assumidamente LGBT a ocupar um posto no primeiro escalão do governo dos Estados Unidos, em cargo confirmado pelo Senado.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.