Pete Buttigieg é 1º gay assumido a ser ministro dos EUA

Ele assumirá o Ministério dos Transportes no governo de Joe Biden

Publicado em 16/12/2020
Pete Buttgieg é primeiro gay assumido a ter um cargo no gabinete da presidência dos EUA
Buttigieg chegou a ser concorrente de Biden pela vaga de candidato à presidência do país pelo Partido Democrata

Ex-prefeito de South Bend, no Estado norte-americano de Indiana, e gay assumido, Pete Buttigieg é a primeira pessoa da comunidade LGBT a ser ministro nos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O presidente eleito do país, Joe Biden, o nomeou para assumir o Ministério dos Transportes, na terça-feira 15.

Para quem não se lembra, Buttigieg chegou a ser pré-candidato à presidência do país pelo Partido Democrata. O primeiro gay assumido a entrar na disputa. 

Em março, ele desistiu da candidatura e passou a apoiar Biden.

"Acho que nunca fiz isso antes, mas ele me lembra meu filho Beau", disse Biden, à época, sobre Buttigieg. "Sei que isso pode não significar muito para a maioria das pessoas, mas para mim é o maior elogio que posso fazer a qualquer homem ou mulher... Como Beau, ele tem uma espinha dorsal como uma vareta."

Beau Biden era um veterano militar, como Buttigieg, e procurador-geral do Estado de Delaware. Ele morreu de câncer aos 46 anos em 2015.

"Estou nomeando ele para o Ministério dos Transportes porque ele é preparado para agir nos desafios da intersecção entre empregos, infraestrutura, equidade e clima", justificou Biden.

Antes de Buttigieg, Richard Grenell, também gay, foi brevemente diretor de inteligência nacional no governo Donald Trump, mas apenas como interino e sem precisar de confirmação do Senado.

Buttigieg comandará órgão que tem 55 mil empregados e orçamento de US$ 70 bilhões.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.