Mantida condenação de Roberto Jefferson por homofobia contra Leite

Presidente do PTB tratou homossexualidade de governador de forma discriminatória, entendeu Ministério Público

Publicado em 22/09/2022
Eduardo Leite gay homofobia
Em um dos episódios de discriminação, Roberto Jefferson chamou governador de 'viado'

Tribunal do Rio Grande do Sul decide manter condenação do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, por discriminação contra o governador Eduardo Leite (PSDB), que é homossexual.

Curta o Guia Gay no Instagram

Conforme a decisão, o político deve pagar R$ 300 mil para o Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados (FRBL).

A condenação aconteceu por conta de dois episódios ocorridos em março de 2021. Naquele mês, no Twitter, Jefferson questionou e atacou Eduardo pela proibição da venda de produtos não essenciais no comércio durante a segunda onda de contaminações do Covid 19.

“Por quê o filhote de FHC, Eduardo Leite, RS, não proibiu a venda de cerveja? Porque Leman é financiador da NOM e do PSDB. Li a longa lista de produtos de consumo proibido por Leite, colega de Dória. No item dos chás, não proibiu o chá de rola, que como Doria, ele mama até o fastio”, escreveu.

O segundo episódio ocorreu durante entrevista de rádio, quando o presidente do PTB se referiu ao gaúcho como “viado”.

O Ministério Público entendeu os dois momentos como sendo “incitação à discriminação e ao preconceito em razão da orientação sexual” e que as declarações excedem o limite da liberdade de expressão.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.