Lésbica? Esquerda tira governadora Fátima Bezerra do armário

Jean Wyllys e Monica Benício afirmam que petista é homossexual, mas política nunca falou sobre assunto

Publicado em 02/07/2021
fatima bezerra lesbica governadora pt
Nunca petista falou sobre a própria orientação sexual. Há apenas uma referência sobre o tópico dita por ativista

O "outing" virou briga política! Como forma de contrapor e até minorar o fato de o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ter se assumido gay na quinta-feira 1º, integrantes de partido de esquerda têm dito que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), é lésbica. Entretanto, a petista nunca declarou isso. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Por causa do alinhamento de Leite com a direita (ele declarou voto em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2018), parte da esquerda reinvindica o protagonismo de primeira governadora abertamente homossexual para Fátima.

Mais
>>> Políticos parabenizam Eduardo Leite por se assumir gay
>>> Pressionada, Fátima Bezerra não nega nem confirma ser lésbica

De forma geral, é tido como desrespeitoso falar da sexualidade de uma pessoa sem ela mesma se expressar. 

No Twitter, repercutiu declaração do ex-parlamentar e gay Jean Wyllys, hoje filiado ao PT, questionando o fato da homossexualidade de Fátima nunca ter ganho destaque.

Ele escreveu: "Que destaque foi dado por essa mesma imprensa ao fato de Fátima Bezerra (PT-RN), governadora do RN e aliada desde sempre da comunidade LGBTQ, ser lésbica? Nenhum. Mas decidem fazer uma festa com o outing tardio do governador, feito sob medida num programa da TV Globo."

Jean Wyllys diz que Fátima Bezerra é lésbica

A mensagem de Wyllys foi reverberada em manchetes de sites ligados à esquerda, tais como Revista Fórum, Diário do Centro do Mundo e Brasil 247.

No El País, a jornalista Flávia Marreiro afirma que o tucano é o "segundo mandatário abertamente gay ao lado de Fátima Bezerra (PT-RN)".

A vereadora assumidamente homossexual pelo Rio de Janeiro Monica Benício (Psol) também afirmou que a governadora é lésbica.

Monica Benício diz que Fátima Bezerra é lésbica

Monica ainda compartilhou post de usuária no Twitter que fala de "apagamento" de lésbicas e justificando que a homossexualidade de Fátima foi noticiada por movimentos sociais. Entretanto, não há, na argumentação, nenhum fala pública de Fátima Bezerra sobre o tema. 

Fátima Bezerra lésbica

O único site até então que já havia citado a homossexualidade da governadora é justamente de uma central sindical, a CUT. 

No texto, de outubro de 2018, uma ativista cita a sexualidade da petista. "Fátima é uma grande representante da mulher, negra, lésbica, com origem nos movimento trabalhista', disse a ativista Cris Flor, integrante do Coletivo Autônomo Feminista Leila Diniz."

Em março de 2019, o Guia Gay demandou a assessoria da governadora para confirmar ou não a informação sobre sexualidade de Fátima. Nunca houve resposta.

Nesta sexta-feira 2, nossa reportagem voltou a pedir uma posição sobre o assunto.

No Twitter, também hoje, Fátima fez vários posts a respeito de vacina contra covid-19 e não mencionou nada a respeito da polêmica sobre seu nome.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.