Justiça condena Sikêra Jr. por chamar trans de 'raça desgraçada'

Apresentador da RedeTV! ligou imagem de Viviany Beleboni a crime praticado por casal de lésbicas

Publicado em 08/08/2020
Sikêra Jr. é processado e condenado a pagar R$ 30 mil à modelo transexual Viviany Beleboni
Sikêra Jr. relacionou imagem da modelo a crime cometido por casal de lésbicas

O apresentador Sikêra Jr., da RedeTV!, foi condenado a pagar indenização de R$ 30 mil à modelo transexual Viviany Beleboni.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O jornalista associou a imagem de Beleboni ao criticar crime cometido por um casal de lésbicas em seu programa, o Alerta Nacional.

"Isto é um lixo", uma "bosta" e uma "raça desgraçada" foram alguns dos comentários que ele teceu sobre o caso.

Na tela, apareceu a imagem de Beleboni vestida como Jesus Cristo na cruz, atuação dela que lhe deu projeção nacional em 2015 e realizada em trio elétrico na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

De acordo com a Folha de S.Paulo, no processo, Sikêra defendeu-se afirmando que não quis comparar a modelo com as assassinas e que "apenas emitiu opinião sobre movimentos que, como a parada gay e seus adeptos, tratam como chacota os símbolos do cristianismo".

Na decisão, no entanto, o juiz Sidney da Silva Braga argumentou que ficou demonstrado que o apresentador se utilizou da transexualidade e imagem da modelo para associá-la ao crime.

"O fato de a autora ser artista reconhecida não autoriza que possa ter sua imagem exposta sem autorização e ser chamada de 'raça desgraçada' em contexto de crítica à prática de um crime que com ela não tem qualquer relação", disse o magistrado na sentença.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.