A Justiça do Rio de Janeiro arquivou uma das três ações contra a atriz Cássia Kis sob acusação de homofobia.
Documentos obtidos pelo site F5 atestam que a 13ª Câmara do Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não acolheu a denúncia do Grupo Arco-íris de Conscientização.
O TJ-RJ entendeu que não havia competência para julgar a ação. A denúncia pedia condenações na esfera criminal.
A reportagem aponta que pesou também o fato da artista de 67 anos já ser ré pela mesma situação em outras ações.
A decisão foi assinada pelo desembargador Benedicto Abcadir e não cabe recurso.
Ela segue respondendo a outros dois processos.
Um deles corre na 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro desde ano passado. A queixa-crime por transfobia foi movida pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo ator José de Abreu.
A ação civil pública pode fazer com que ela desembolse valor de R$ 1 milhão para pagamento de multa.
O outro processo é movido pelo Grupo Arco-íris, que pede indenização de R$ 250 mil, que seriam destinados a programas de combate à discriminação de LGBT no meio cultural.
Ela foi processada por falas consideradas preconceituosas ao canal de Leda Nagle, no YouTube. Ela disse: "Não existe mais o homem e a mulher, mas a mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas quer destruir a família."