IBGE justifica exclusão de LGBT do Censo 2022

Deputado federal e Ministério Público demandaram resposta oficial do órgão sobre esse ponto

Publicado em 13/01/2022
ibge gay travesti pesquisa lgbt
Para IBGE, orientação sexual e identidade de gênero são características muito pessoais para serem perguntadas

A nova edição do Censo, que será realizada este ano, não mensurará a quantidade de pessoas LGBT no Brasil.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo o Ministério da Economia, é impossível contabilizar LGBT porque orientação sexual e identidade de gênero são questões pessoais e o censo é feito fazendo todas as perguntas a apenas uma pessoa da casa.

"Sob o ponto de vista da viabilidade técnica, a inclusão de uma pergunta tão específica e pessoal em um levantamento onde um morador do domicílio pode prestar as informações sobre si mesmo e sobre todos os demais moradores do domicílio não garantiria a qualidade dos resultados", afirmou a pasta, na terça-feira 11.

O estudo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que está vinculado ao Ministério da Economia.

A informação veio como resposta a requerimento do deputado federal Bacelar (Podemos-BA), que questionou a exclusão dessa população no censo. O Ministério Público Federal no Acre chegou a abrir apuração sobre o mesmo assunto.

Diretora de pesquisas do IBGE, Maria Lucia França Pontes Vieira afirmou que países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido também não conseguiram ainda incluir essas questões em seus levantamentos.

Além disso, foi apontado que, por exemplo, "as categorias de gênero são fluidas e de difícil definição”, não havendo consenso sobre a definição delas, "o que dificulta a operacionalização e a captação".

Para Vieira, características identitárias são um "quesito sensível que pode ser considerado invasivo e pessoal pelo respondente, podendo impactar na coleta de todas as demais informações".


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.