Guia Gay Guia Gay São Paulo

Aceitação da homossexualidade cai no Brasil, mostra Datafolha

Percentual é menor do que levantamento realizado há quatro anos

Publicado em 05/07/2026
Levantamento ouviu pessoas em 139 municípios brasileiros

A aceitação da homossexualidade caiu no Brasil. Pesquisa do Datafolha mostrou o que os brasileiros pensam da frase "A homossexualidade deve ser aceita por toda a sociedade".

Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e não perca nenhuma notícia

Os participantes que concordaram com a afirmação somam 72% ante 79% sobre a mesma questão em 2022.

O levantamento é realizado desde 2013, quando 67% concordaram com a afirmação. O percentual caiu para 64% em 2014, subiu para 74% em 2017 e para 79% em 2022.

Na pesquisa mais recente, 20% escolheram a alternativa de que a homossexualidade deve ser desencorajada e 8% não souberam responder.

Os números mudam a depender do gênero, inclinação política e crença dos respondentes.

Entre católicos, 75% disseram que a homossexualidade deve ser aceita, enquanto 18% acreditam que deve ser desencorajada. Entre evangélicos, os percenturais são 61% e 29% respectivamente.

Por recorte de gênero, 76% das mulheres defendem a aceitação contra 69% dos homens - o desencorajamento é de 16% para elas e 24% para eles.

O percentual sobe dentre eleitores de Lula (PT) para 81% e cai para 65% dentre eleitores de Flávio Bolsonaro (PL). Aqueles que acreditam que a homossexualidade deve ser desencorajada são 14% dos eleitores de Lula e 26% dos eleitores de Flávio.

Foram ouvidas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 139 municípios em 17 e 18 de junho deste ano. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.


Guiya EditoraGuia Gay Guia Gay BrasiliaGuia Gay Guia Gay SalvadorGuia Gay Guia Gay BHGuia Gay Guia Gay Floripa
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.