IBGE fará nova pesquisa sobre orientação sexual do brasileiro

Pela primeira vez, também serão contabilizadas pessoas trans

Publicado em 13/10/2023
IBGE fará pesquisa sobre gays no Brasil
Mais de 133 mil domicílios em 2.500 municípios serão pesquisados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará novo levantamento para saber a orientação sexual da população.

Curta o Guia Gay no Instagram

Trata-se da edição 2023 da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

A coleta de dados começou na segunda-feira 9. Ao todo, serão visitados cerca de 133 mil domicílios em mais de 2.500 municípios brasileiros.

O levantamento é amostral. As residências foram selecionadas por métodos estatísticos para representar o País.

Pela primeira vez, o público será questionado sobre identidade de gênero. Em 2022, a pesquisa incluiu apenas orientação sexual dentre suas perguntas.

Segundo aquele estudo, há 2,9 milhões de brasileiros homo ou bissexuais ou 1,8% da população (94,8% se declararam heterossexuais; 2,3% não quiseram responder; 1,1% disse não saber sua orientação e 0,1% respondeu outras orientações, tais como assexual ou pansexual).

De acordo com a Folha de S.Paulo, o IBGE ouviu ativistas LGBT para elaborar o questionário. Neste ano, mulheres serão entrevistadas por mulheres e homens, por homens, para se sentirem mais confortáveis.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.